Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Itapetim: Garantia Safra é liberado beneficiando cerca de 1.500 agricultores

O pagamento do programa Garantia Safra, referente ao ciclo 2024/2025, já foi liberado para agricultores de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Ao todo, aproximadamente 1.500 produtores rurais estão sendo contemplados com o benefício. O anúncio foi feito pela prefeita Aline Karina em suas redes sociais.

De acordo com informações da gestão municipal, o montante ultrapassa R$ 1,8 milhão, valor que deve contribuir diretamente para a economia local.

O Garantia Safra é um programa voltado para agricultores familiares que sofrem perdas na produção devido à estiagem ou ao excesso de chuvas. Para que os trabalhadores tenham acesso ao benefício, é necessária a adesão de agricultores, estados e municípios, incluindo o pagamento de contrapartidas.

Ainda segundo a Prefeitura, o município realizou o pagamento da sua contrapartida dentro do programa, o que possibilitou a liberação dos recursos para os beneficiários.

Aula magna marca chegada de 265 estudantes à 10ª turma do Embarque Digital

Programa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, amplia acesso ao ensino superior em tecnologia e fortalece a empregabilidade de jovens da rede pública

A Prefeitura do Recife deu início a uma nova etapa do Programa Embarque Digital com a chegada de 265 estudantes na turma 2026.1, sendo esta a 10ª turma da iniciativa. A Aula Magna, que marcou a abertura do semestre, foi realizada nesta quinta-feira (19), no Teatro do Parque, reunindo estudantes, gestores públicos e representantes do setor de tecnologia, além da presença do prefeito do Recife, João Campos.

Durante o evento, o prefeito destacou o impacto do programa na geração de oportunidades para jovens da rede pública. “O que a gente celebra hoje é o início de uma nova turma formada majoritariamente por estudantes de escola pública. Tudo na vida nasce de uma oportunidade, e o nosso papel é justamente garantir que essas oportunidades cheguem a quem mais precisa. Ver esse teatro cheio reforça que o futuro da cidade passa pelas mãos de vocês”, afirmou.

A nova turma reforça o compromisso do programa com a inclusão social e educacional. Do total de estudantes, cerca de 54% se autodeclaram pretos ou pardos, enquanto aproximadamente um terço dos alunos são mulheres. Outro dado relevante é o perfil socioeconômico: cerca de 78% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o programa tem papel decisivo na transformação do setor tecnológico local. “O Embarque Digital mudou a configuração do Porto Digital, principalmente do ponto de vista social. O Recife mostra, na prática, como uma política pública consistente pode gerar impacto real, conectando formação e mercado”, destacou.

Ao longo dos anos, o programa vem ampliando o acesso de jovens da rede pública ao ensino superior em Tecnologia da Informação e Comunicação, aliado a experiências práticas no mercado. Muitos estudantes já ingressaram em empresas do Porto Digital, consolidando a iniciativa como uma ponte efetiva entre educação e empregabilidade.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, ressaltou a importância da continuidade da política pública. “Quando a gente estrutura um programa consistente como o Embarque Digital, garantimos não só o acesso, mas a permanência e a perspectiva de futuro. Já são mais de 2.700 estudantes atendidos, fortalecendo a conexão entre a educação básica, o ensino superior e o mercado de trabalho em tecnologia”, afirmou.

A aluna Sofia Vitória Pereira, de 18 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. Ela participou da Aula Magna e comentou sobre as expectativas para o início do curso. “As expectativas são bem altas. Mesmo com a ansiedade do começo, estou muito animada com esse novo universo. Já tive contato com programação no ensino médio, então essa oportunidade permite aprofundar meu conhecimento e construir um futuro na área de tecnologia”, afirmou.

Com a nova turma, o Embarque Digital mantém sua missão de ampliar oportunidades para estudantes da rede pública, fortalecer o ecossistema de inovação e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Recife. A iniciativa reafirma o papel estratégico da educação como ferramenta de transformação e redução de desigualdades.

Coluna do Finfa

Waldemar Oliveira lidera nova Frente Parlamentar do Mutualismo

Foi lançada, nesta quarta-feira (18), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Proteção Patrimonial Mutualista. A iniciativa reúne cerca de 200 parlamentares e tem como objetivo ampliar o debate sobre o modelo no país.

O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) liderou a construção e irá presidir a frente, que busca fortalecer o diálogo entre o Congresso Nacional, o setor e a sociedade em torno do mutualismo, modelo baseado na cooperação entre associados para compartilhamento de riscos e custos.

A frente surge em um momento de expansão do setor, que já reúne milhares de associações em todo o Brasil e atende milhões de usuários. O colegiado deverá atuar no acompanhamento de propostas legislativas, na promoção de debates técnicos e na construção de caminhos para dar mais segurança jurídica e transparência ao segmento.

A criação da frente também acompanha o avanço das discussões sobre o marco regulatório do mutualismo, tema que vem ganhando espaço no Congresso. A expectativa é que o grupo contribua para o amadurecimento do setor e para a consolidação de um ambiente mais estável para seu funcionamento.

União Brasil declara apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra

Durante encontro em Brasília nesta quarta-feira (18), o União Brasil (UB) declarou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra em Pernambuco. Ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a governadora e presidente estadual também do PSD teve um encontro com o presidente do UB, Miguel Coelho, e dirigentes da sigla para discutir e selar aliança em defesa da continuidade do desenvolvimento econômico e social de Pernambuco.

Miguel Coelho ressaltou o compromisso em conjunto para a continuidade do avanço de Pernambuco. “Eu, meu partido e o grupo político do qual faço parte estamos construindo uma aliança com a governadora Raquel Lyra para as eleições deste ano. Sou pré-candidato ao Senado, ela é candidata à reeleição para o governo. E nós pretendemos caminhar juntos nessa jornada. Pernambuco nos chama para nos unir em favor da nossa gente e dar esse passo hoje”, declarou o pré-candidato ao Senado.

A governadora registrou o objetivo em comum para o fortalecimento de ações em favor da população pernambucana. “Desde o primeiro dia da nossa gestão fazemos um trabalho grande e de diálogo para colocar Pernambuco de volta no rumo do desenvolvimento. Estamos avançando com requalificação de estradas, restauração de hospitais, novos policiais nas ruas, e vamos continuar esse trabalho para garantir ainda mais serviços públicos de qualidade ao nosso povo. A aliança com o União Brasil representa o crescimento de Pernambuco, o compromisso com cada recanto do nosso estado e o futuro grandioso que nós estamos construindo para os pernambucanos”, destacou Raquel. A conversa sela a presença do União Brasil, com a pré-candidatura de Miguel Coelho ao Senado, no palanque à reeleição da governadora.

“É a união para um futuro melhor para Pernambuco”, salientou o deputado federal Mendonça Filho, presente no encontro. Também estiveram ali reunidos o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho.

PT vai reunir direção estadual no sábado, 28/03, para definir tática eleitoral

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco realizará, no sábado, 28/03, reunião do Diretório Estadual para avaliar e definir a tática eleitoral do partido na construção da chapa majoritária que disputará as eleições ao Governo do Estado e Senado para as eleições de 2026, alinhada ao projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Humberto Costa, das bancadas federais e estaduais, com ampliação.

No calendário petista ainda estão ocorrendo as plenárias regionais dos diretórios municipais com foco no fortalecimento de um programa comprometido com o desenvolvimento de Pernambuco, a redução das desigualdades e a inclusão social. Neste sábado, 21/03, os dirigentes estarão em Tabira e em Serra Talhada, nos encontros que fazem parte do processo de organização interna do partido e terão como eixo central a consolidação da estratégia política partidária.

A direção estadual do PT reforça que o partido segue dialogando com sua base, lideranças políticas e movimentos sociais, em sintonia com a direção nacional do partido, buscando construir uma frente capaz de responder aos desafios da conjuntura atual e garantir a defesa da democracia e do povo brasileiro.

Estudantes das escolas municipais de Salgueiro recebem kit de material escolar pelo segundo ano consecutivo

Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Salgueiro iniciou nesta quarta-feira, 18, a entrega do kit de material escolar aos estudantes de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. Estão sendo contemplados alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada estudante está recebendo um kit contendo cadernos de desenho e de escrever, tesoura, cola, tinta guache, giz de cera, massinha de modelar, borracha, apontador, lápis de cor, hidrocor e lápis de escrever. Os itens são essenciais para que os alunos desenvolvam suas atividades de aprendizado nas escolas e beneficiam principalmente os mais carentes, evitando a evasão escolar.

Este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura faz a entrega do kit, reforçando o compromisso do governo com uma educação de qualidade e inclusiva. Em breve, a Secretaria de Educação também distribuirá o fardamento e a nova mochila, com um design mais robusto, apresentada em janeiro.

Governo do Estado fecha acordo e concede reajuste referente ao piso salarial para mais de 77 mil profissionais da Educação

Melhorias beneficiarão professores, analistas e administrativos 

Em nova demonstração de compromisso com a valorização do funcionalismo público, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), firmou acordo salarial com os profissionais de educação de Pernambuco, na última quarta-feira (17). Mais de 77 mil servidores, incluindo professores, analistas e administrativos da educação, serão beneficiados com melhorias nos salários e outros avanços nas carreiras.

A secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza, ressaltou a relevância das reuniões realizadas. “Conduzimos a negociação do piso salarial do magistério com diálogo aberto, baseado em respeito e transparência. Com responsabilidade fiscal, conquistamos nova valorização para os profissionais da educação de Pernambuco”, enfatizou a titular da pasta.

Diversos avanços foram alcançados no acordo, a exemplo do reajuste de 5,4% para o cargo de professor, referente ao novo valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da Educação Básica, retroativo a janeiro de 2026. Essa melhoria terá repercussão em toda a carreira, a partir de junho deste ano. Dessa maneira, considerando todos os níveis da carreira, os professores obtiveram melhorias salariais acumuladas (no período de 2023 a 2026) que variam de 26,33% a 41,88%.

O Governo do Estado também implementou melhorias para os cargos de analista, assistente e auxiliar, com reajuste de 5,4% a partir de junho deste ano. Também haverá repercussão linear para todas essas carreiras, representando ganho acumulado (no perído de 2023 e 2026) de 21,64%.

Ainda para o cargo de analista em gestão educacional, a gratificação de Função Técnico-pedagógica terá aumento, sendo reajustada de R$ 786,27 para R$ 1.000,00. Para os profissionais da educação que atuam na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a gratificação de Exercício Unidade Socioeducativa continuará a ser concedida durante o período de licença-prêmio. Outro avanço conquistado abrange a realização da avaliação de desempenho logo após a conclusão do estágio probatório.

Santa Cruz da Baixa Verde anuncia 2ª Corrida Março Mulher com tema de combate ao feminicídio

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, promove no dia 29 de março a 2ª Corrida Março Mulher. A ação integra a programação do mês dedicado às mulheres e traz como tema “Parem de nos matar: corremos contra o feminicídio”, reforçando a luta contra a violência de gênero.

A concentração será às 5h30, no Pátio de Eventos, de onde será dada a largada para o percurso de 5 quilômetros. A corrida é gratuita e destinada exclusivamente a mulheres residentes no município.

As inscrições acontecem de forma presencial nos dias 23 e 24 de março, das 10h às 13h, na Secretaria Municipal da Mulher, localizada na Rua José Nunes Sobrinho, nº 74, no Centro. Para participar, é necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa une esporte, conscientização e solidariedade, fortalecendo o protagonismo feminino e ampliando o debate sobre o enfrentamento ao feminicídio.

Parceria entre Prefeitura de Caruaru e Governo do Estado garante entrega integral de sementes a agricultores

A manhã desta quarta-feira (18) foi marcada pela distribuição de sementes para agricultores e agricultoras familiares de Caruaru, no Galpão do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), resultado de uma ação integrada entre município e Estado. A ação foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estiveram no evento o presidente e o vice-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque e Bruno França (respectivamente); o secretário executivo de Articulação do Estado, José Pereira, que veio representando a governadora Raquel Lyra, que cumpre agenda em Brasília (DF); entre outras autoridades.

A iniciativa garantiu, pela primeira vez, a cobertura integral na entrega de sementes de milho e feijão, assegurando que os produtores recebessem os insumos dentro do período adequado de plantio.

Ao todo, a Prefeitura distribuiu cerca de 7 toneladas de sementes — sendo 5 de milho e 2 de feijão — enquanto o Governo do Estado complementou com aproximadamente 20 toneladas, ampliando o alcance da ação. O Programa de Distribuição de Sementes está aliado ao Programa de Aração de Terra, da Prefeitura de Caruaru.

A integração entre os programas trouxe mais agilidade e eficiência, permitindo atender associações, lideranças e demandas individuais no tempo certo, especialmente próximo ao Dia de São José (19/03), data tradicional para o plantio.

O agricultor Aluísio Barbosa, do Sítio Serrote dos Bois, destacou a importância da ação. “É muito importante, porque a gente tem a tradição de plantar no dia de São José. Com a semente chegando no tempo certo e a terra já arada, agora é só esperar a chuva.”

A ação reforça o apoio da gestão à agricultura familiar, contribuindo para a produção de alimentos e o fortalecimento da economia rural do município.