Em um dia importante para Vicência, na Zana da Mata Norte de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (20), novas casas para famílias por meio do Morar Bem PE. Com o investimento de R$ 2,5 milhões, o Governo do Estado beneficiou doze famílias no povoado de Chã dos Mandados e também garantiu a melhoria na infraestrutura urbana com iluminação e pavimentação de cinco vias de acesso ao conjunto residencial. A gestora ainda vistoriou as obras da construção de uma nova creche no município, entregou veículos escolares e assinou um convênio para mobiliar unidades de ensino da rede municipal. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as agendas.
A entrega das casas foi um compromisso assumido pela gestora após as chuvas terem deixado as famílias desabrigadas em 2022. “Nós viemos entregar casas e também melhoria na qualidade de vida de muitas famílias que agora terão um lar para chamar de seu. Estamos beneficiando mães que poderão morar com tranquilidade e segurança, sabendo que em breve seus filhos estudarão na creche aqui bem próximo. Assim seguirei, sempre em defesa do nosso povo da Mata Norte”, destacou Raquel Lyra.
Além das famílias beneficiadas, as intervenções beneficiam cerca de 250 pessoas que moram na região, com a pavimentação de ruas, a instalação de equipamentos urbanos e área de lazer. Cada casa possui revestimento cerâmico, janelas e portas em esquadrias e forro de gesso, além de sistema elétrico, rede de água, esgotamento sanitário, paisagismo do entorno e área de lazer.
“Essas casas entregues hoje são frutos de uma forte mobilização do Governo de Pernambuco para transformar a vida das pessoas. Aqui, também nesse espaço será entregue uma creche, abrigando os filhos de tantas mulheres que precisam dessa rede de apoio”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
A beneficiária Joana Regina da Silva, de 54 anos, comemorou a conquista. “Essa casa representa um sonho realizado. Em 2022 teve uma forte enchente e nossa casa foi invadida pela água, não prestou mais para morar. E hoje eu não tenho nem palavras, só muita gratidão. Estou muito feliz”, relatou.
“Esse é o Governo que cuida da infraestrutura urbana e rural, que olha pela saúde, requalifica estradas, e que constrói casas para quem mais precisa”, ressaltou o senador Fernando Dueire durante o evento. “Pernambuco nunca viveu um momento como esse, com tantos investimentos. Graças à sensibilidade da nossa governadora que tem olhado com tanta atenção pela Mata Norte e por todo o Estado”, afirmou o deputado Antônio Moraes.
Durante a cerimônia, a governadora recebeu da Câmara de Vereadores de Vicência o título de cidadã vicenciense. O prefeito de Vicência, Eder Waltter, expressou o reconhecimento pelas realizações. “Hoje o sentimento é de gratidão por tudo o que Raquel Lyra tem feito por nossa cidade. Agradeço pela construção dessas casas e hoje, o Governo do Estado entrega dignidade para todos”, pontuou.
EDUCAÇÃO – Ainda em Vicência, a governadora visitou a construção de uma nova creche que está recebendo o investimento de R$ 4,5 milhões. A unidade integra um plano de expansão da educação infantil no estado. O projeto prevê dez salas destinadas à creche e pré-escola, voltadas ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos. Na ocasião, foram repassados dois ônibus escolares, totalizando 11 recebidos pelo município, com investimento de R$ 5,4 milhões. Também foi assinado um convênio para aquisição de equipamentos de climatização, informática e mobiliário para unidades de ensino da rede municipal no valor total de R$ 1,6 milhões.
Estiveram presentes no evento os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); Juliana Gouveia (Mulher) e o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, assim como o senador Fernando Dueire e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Henrique Queiroz (Buenos Aires), Paquinha (Macaparana), Albino (Condado), Marconi (São Vicente Ferrer), Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata) e Juarez da Banana (Machados) também participaram, junto com outras lideranças políticas da região.

Discursos no lançamento da pré-candidatura do prefeito do Recife a governador do estado enfatizaram a vinculação do projeto da Frente Popular com o presidente Lula









A Prefeitura da Vitória de Santo Antão lançou o aplicativo “Saúde na Palma da Mão” que passa a permitir aos cidadãos acessarem diversos serviços da rede municipal de saúde diretamente pelo celular, de forma simples, rápida e segura. A ferramenta estará disponível através do endereço: https://saudenapalmadamao.iamtec.org/
O mês de março é dedicado à prestação de contas dos gestores de órgãos públicos estaduais e municipais. As informações referentes ao exercício de 2025 devem ser encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) pelos administradores e demais responsáveis pela gestão de recursos públicos, incluindo prefeitos que tenham atuado, durante o ano, como ordenadores de despesas relativas a bens, dinheiros e valores públicos.
Desabafo que surtiu efeito – Após abrir o verbo sobre a falta do medicamento ‘Gliclazida’ na Farmácia Municipal de Afogados da Ingazeira, a este blog, uma fonte em contato com este blogueiro, informou que Marcelo do Ferro, foi procurado ontem mesmo pela Secretaria Municipal de Saúde, para solucionar o caso. “Pediram a Marcelo para comparecer pessoalmente a Secretaria de Saúde, e entregaram um papel para que o mesmo fosse diretamente na Farmácia Municipal, quando o mesmo chegou lá entregaram a ordem para que ele fosse a uma farmácia particular da cidade, pegar seu medicamento. Agora está provado que quando se denuncia é mais fácil solucionar os problemas”, afirmou a fonte.
Filiação hoje – Nesta sexta-feira (20), às 17 horas, o deputado estadual Luciano Duque se filia ao Podemos, na casa de eventos Alô Coração, em Serra Talhada. O evento deve reunir muitas lideranças do Sertão do Pajeú e do Agreste pernambucano. Entre os prefeitos que confirmaram presença estão o Cacique Marcos de Pesqueira e Dr. Ismael de Santa Cruz da Baixa Verde, além do presidente do partido Marcelo Gouveia e do ex-senador Armando Monteiro.

Nova feira – Caruaru ganha, nesta sexta-feira (20), a 4ª Feira da Agricultura Familiar, ampliando os espaços de comercialização para produtores rurais e fortalecendo a economia local. A nova feira será instalada no Bairro Universitário, na alameda de acesso aos condomínios Quintas da Colina e Terras Alpha, e funcionará nas sextas-feiras das 8h às 12 horas. A ação é realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e integra a política de incentivo ao homem e à mulher do campo, garantindo geração de renda para os agricultores familiares.
Agenda – A governadora Raquel Lyra inicia às 09 horas desta sexta-feira (20), entregando mais uma creche que teve obras executadas pelo Estado, desta vez na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. O equipamento recebeu investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões. Ainda no município, às 10 horas, a gestora entrega a requalificação da PE-001, com extensão de 4,9 quilômetros e investimento de R$ 22,9 milhões. Às 11 horas, em Goiana, na Mata Norte, a governadora inaugura a nova Gerência Regional de Saúde (GERES XII). às 15 horas, já no município de Vicência, a gestora protagoniza a entrega de um residencial em Vicência, beneficiando a população afetada pelas chuvas de 2022 no município. Ainda em Vicência, a chefe do Executivo Estadual inaugura a quarta Cozinha Comunitária do município e 272ª do Estado. Sob a atual gestão, foram 217 unidades entregues e mais de 24 milhões de refeições servidas à população pernambucana, enfrentando a insegurança alimentar em todas as regiões.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei nº 646/2025, de autoria do deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE), que garante recursos para a Operação Carro-Pipa por meio do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). A proposta segue agora para análise do Senado.
Prefeitura apresenta grade dos principais polos, anuncia transmissão dos jogos do Brasil pela Copa do Mundo e as homenageadas deste ano

Nesta quinta-feira (19), as fronteiras entre as raízes do Sertão pernambucano e o dinamismo de São Paulo se estreitaram. Marconi Santana cumpriu uma agenda de alto nível a convite de dois grandes amigos: o prefeito e apresentador Elvis Cézar e o Secretário de Serviços Municipais, Mario Cesar.
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta quinta-feira (19), os nomes da secretária de Cultura, Milu Megale, e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Felipe Matos, para acumular interinamente as pastas de Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, respectivamente. “Milu e Felipe são quadros experientes da nossa gestão, que chegam nessas secretarias para dar continuidade e impulsionar ainda mais o trabalho exitoso que integra o conjunto de ações da nossa gestão”, afirmou João Campos.
O pagamento do programa Garantia Safra, referente ao ciclo 2024/2025, já foi liberado para agricultores de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Ao todo, aproximadamente 1.500 produtores rurais estão sendo contemplados com o benefício. O anúncio foi feito pela prefeita Aline Karina em suas redes sociais.