Prefeito de Garanhuns emite nota sobre declaração de Marcelo Gouveia

Nota

“Lemos com atenção e surpresa nosso presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a quem temos grande consideração, afirmar que a mudança no texto do projeto que trata de empréstimo para o Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 bilhão, na Comissão de Finanças na ALEPE, quando os deputados defendem destinar metade deste valor de forma democrática institucional diretamente para os municípios, e que, segundo ele, “a divisão dos recursos atrapalharia obras benéficas nos próprios municípios”.

Discordamos do nosso presidente Gouveia, a mudança visa justamente garantir que os municípios, independentemente de política e partidarismo de seus gestores, recebam os benefícios e ações do Governo do Estado. Somos testemunhas e sofremos também os efeitos da gestão parcial da governadora Raquel Lyra, e precisamos garantir que os municípios sejam tratados de forma equânime, com institucionalismo, e não somente aos que aderirem ao seu projeto político, na maioria das vezes até se filiando ao seu partido.

Por isto, em nome das relações institucionais, que entendemos que o substitutivo apresentado pela Comissão de Finanças da ALEPE atende ao conjunto dos municípios do estado de Pernambuco, independente de região e grupos políticos, e que esta defesa pelos interesses de todos os municípios, deveria ser o posicionamento da AMUPE.

Sivaldo Rodrigues Albino
Prefeito de Garanhuns

Diretor do Banco do Nordeste assume vaga na diretoria da ABDE

O diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB), Aldemir Freire, foi eleito para a nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que atuará no biênio 2025-2027. A eleição ocorreu nesta quarta-feira, 7 de maio, em Brasília, durante Assembleia Geral da entidade. O executivo acumulará as funções no Banco e na ABDE.

“É uma honra representar o Banco do Nordeste na diretoria da ABDE, num momento em que os desafios do desenvolvimento regional e sustentável exigem ainda mais integração entre as instituições públicas de fomento”, afirmou Aldemir Freire.

A nova presidente da entidade será Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES. “É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, destacou.

A diretoria eleita é composta por Maria Fernanda Coelho (presidente), Euler Mathias (Banco do Brasil, 1º vice-presidente) e Heraldo Neves (BRDE, 2º vice-presidente). Os demais diretores eleitos foram Alexandre Barbosa (Sicredi), Cláudio Stábile (Fomento Paraná), Cledir Magri (Cresol), Jean Benevides (Caixa), Marcelo Saintive (Bandes), Márcia Maia (AGN), Marcos Vinícius de Castro (AFEAM) e Roberto Batista (Banco da Amazônia).

Sobre a ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne instituições financeiras públicas e privadas voltadas ao fomento, incluindo bancos, agências de desenvolvimento, cooperativas, Finep e Sebrae. Juntas, essas instituições respondem por mais de 45% do crédito no Brasil e atuam de forma estratégica para promover o desenvolvimento sustentável do País.

Governadora Raquel Lyra reforça compromisso com equidade de gênero na entrega do Prêmio Naíde Teodósio

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (8), a cerimônia de entrega do XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, realizada no auditório do Cais do Sertão, no Recife. Promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, a iniciativa reconheceu 47 trabalhos acadêmicos e literários que se destacaram na reflexão e prática sobre a equidade de gênero no ambiente educacional.
 
“Estamos trabalhando nas escolas públicas, privadas, nas universidades e na academia para que possamos refletir e construir uma discussão verdadeira sobre a identidade da mulher, os desafios que enfrentamos e, sobretudo, sobre como se dão as opressões. Estou muito feliz por, neste mês das mães, trazer uma temática tão importante em um estado e em um país ainda marcados pelo machismo e por uma sociedade patriarcal. É uma oportunidade de fazer todos refletirem e compreenderem que somos um povo só”, destacou a governadora
 
Os premiados, entre alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores, receberam prêmios em dinheiro, que chegam até R$ 20 mil, além de notebooks, como forma de incentivo à continuidade dos estudos e à produção acadêmica com perspectiva de gênero.
 
A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, destacou a relevância do prêmio como instrumento de conscientização e mobilização social. “É um trabalho que também se encaixa dentro da campanha de prevenção à violência contra a mulher, porque estamos colocando luz sobre a temática e fortalecendo esse diálogo nas escolas e faculdades, para que a gente possa avançar rumo a essa garantia de direito das mulheres e a equidade social que a gente tanto almeja”, pontuou a titular da pasta.
 
A solenidade reuniu estudantes e docentes das redes estadual, federal e privada de ensino de diversas regiões do Estado. Márcia Maria, de 35 anos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria artigo científico de pós-graduação com o tema sobre o racismo e o corpo negro. “Desde que cheguei na premiação, eu estou tentando não chorar, mas eu não estou conseguindo. Vencer esse prêmio te coloca em um lugar de destaque, pois ele permite que a sua voz possa ecoar a partir daquilo que você estuda. É um momento muito importante para mim. Queria que meus ancestrais estivessem aqui presentes para viver esse momento junto com eles”, disse.
 
A edição de 2025 trouxe como novidade a inclusão da categoria de textos literários, premiando produções em poesia, poema, literatura e cordel elaboradas por estudantes a partir do 9º ano.
 
Único em seu formato no Brasil, o Prêmio Naíde Teodósio é considerado uma das principais ações da Secretaria da Mulher de Pernambuco no incentivo à produção de conhecimento sobre gênero. A iniciativa também contribui para o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, abordando interseccionalidades como raça, classe, orientação sexual, geração e etnia.
 
Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Avelar; e o vereador do Recife, Davi Muniz.
 
Foto: Janaina Pepeu/Secom

Petrolina lidera ranking de desenvolvimento em Pernambuco e entre as grandes cidades do Nordeste

Petrolina mais uma vez se destaca entre os municípios mais desenvolvidos do Nordeste. De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o município sertanejo lidera o ranking geral em Pernambuco. Petrolina também é líder no indicador consolidado entre as todas cidades com mais de 200 mil habitantes no Nordeste, refletindo o crescimento consistente e planejado da região nos últimos anos.

O levantamento da Firjan considera indicadores fundamentais para o bem-estar da população, como educação, saúde e emprego/renda. Dentro desses segmentos, Petrolina também apresenta desempenho expressivo no estado: alcançou a 1ª colocação em educação (entre as grandes cidades de Pernambuco), 4° lugar geral em emprego e renda e 16ª posição geral em saúde.

No Nordeste, quando o recorte é feito apenas entre cidades de grande porte, o desempenho de Petrolina é ainda mais expressivo. O município sertanejo aparece em primeiro lugar no índice geral de desenvolvimento e sempre entre as 20 primeiras colocadas em todos os indicadores avaliados, o que reforça sua posição de liderança regional e referência em qualidade de vida e gestão pública eficiente.

O prefeito Simão Durando celebrou o resultado e destacou a trajetória de avanço que a cidade vem construindo. “Esse reconhecimento da Firjan é mais uma prova de que Petrolina está no caminho certo. Temos trabalhado com planejamento, responsabilidade fiscal e compromisso com as pessoas. Ver nosso município liderando não só no estado, mas sendo exemplo no Nordeste, é fruto de um trabalho coletivo. A cada ano, temos conquistado títulos importantes e atraído novos investimentos, sempre com foco no desenvolvimento humano e sustentável”, destacou.

Nos últimos anos, Petrolina tem registrado crescimento acelerado na infraestrutura, na geração de empregos e na educação pública, com investimentos estratégicos que refletem nos índices sociais e econômicos. A cidade também tem atraído novos empreendimentos e se consolidado como um polo logístico, educacional e agrícola no interior do Nordeste.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é calculado com base em dados dos Ministérios da Educação, Saúde e Trabalho, e considera todos os mais de 5 mil municípios do país. A pesquisa mostra quais municípios tiveram os melhores e os piores resultados combinados nesses temas entre 2013 e 2023, com base nos dados oficiais.

Prefeito de Cabrobó é destaque em Brasília como palestrante no Congresso Internacional de Sustentabilidade

O Prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai, participa da edição 2025 do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (CICLOS), realizado em Brasília e promovido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O gestor foi um dos palestrantes do painel “Cidades e Negócios Sustentáveis: Como Desenvolver Planos Climáticos Eficientes”, onde compartilhou as experiências e ações implementadas no município de Cabrobó em prol do desenvolvimento sustentável.

O CICLOS é considerado um dos principais eventos nacionais voltados à integração entre empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo boas práticas e soluções climáticas viáveis para pequenos negócios. A edição deste ano trouxe uma programação robusta com palestras e painéis sobre mudanças climáticas, economia circular, descarbonização, financiamento climático e desenvolvimento territorial sustentável, reunindo gestores públicos, empreendedores, especialistas e representantes da sociedade civil.

Durante sua fala, Galego de Nanai destacou o papel dos municípios do Sertão nordestino na agenda climática e ressaltou os projetos que vêm sendo desenvolvidos em Cabrobó, como o “Parque de Cabrobó – Nave do Sertão”, recentemente finalista no prêmio nacional Smart City. Ele reafirmou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à inovação e à inclusão social.

A participação do prefeito reforça o protagonismo de Cabrobó em temas estratégicos para o futuro, posicionando o município como referência em práticas sustentáveis entre os pequenos e médios centros urbanos do país.

Sudene se reúne com grupo Atitude e discute oportunidades de investimentos em Pernambuco

Autarquia apresentou instrumento de apoio ao setor produtivo e articulou soluções para concessão de crédito e incentivos.

Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu mais um passo no fortalecimento da parceria com o setor produtivo. A autarquia esteve reunida nesta quinta (08) com representantes do grupo Atitude Pernambuco, formado por empresários de diversos segmentos. O encontro,), foi marcado pela apresentação de propostas, escuta ativa das demandas do setor e debate sobre oportunidades de investimento no estado e na região.

A reunião foi conduzida pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que destacou o papel estratégico da Autarquia como articuladora entre o setor privado e o poder público. “O nosso papel é estar à disposição de quem quer ajudar o Nordeste a crescer e melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele também reconheceu a importância dos empresários nesse processo e destacou que a escuta qualificada das demandas do setor produtivo é fundamental para fortalecer os instrumentos de desenvolvimento regional.

Durante a apresentação, Danilo detalhou os principais mecanismos da Sudene voltados à concessão de crédito e ao fomento de investimentos, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e os incentivos fiscais. O superintendente ressaltou ainda a importância de equipamentos de infraestrutura, como a ferrovia Transnordestina, para a competitividade da economia nordestina, além de anunciar o restabelecimento do Comitê das Instituições Financeiras Federais (Coriff). O comitê tem como objetivo coordenar ações entre bancos públicos, órgãos federais e o setor produtivo para viabilizar projetos que estejam alinhados a programas como a Nova Indústria Brasil.
O superintendente da Sudene também posicionou a Nova Indústria Brasil como um guia para que os empreendedores possam identificar novas oportunidades de negócios.

Os empresários do grupo Atitude Pernambuco, por sua vez, apresentaram preocupações com a amplitude dos processos burocráticos, que, na avaliação do grupo, dificultam a execução de projetos em tempo hábil, e defenderam a redução das taxas de juros nos financiamentos voltados à indústria regional. Também apontaram a necessidade de uma atenção aos impactos da reforma tributária para o Nordeste, de modo a não penalizar a competitividade da Região frente a outros territórios nacionais.

Para Danilo Cabral, a atuação da Sudene vai além da oferta de crédito: é uma articulação constante para remover gargalos, criar oportunidades e apoiar iniciativas que gerem emprego, renda e competitividade para o Nordeste. “A Sudene tem o dever de ouvir, propor e articular. Nosso compromisso é com o desenvolvimento que transforma a vida das pessoas e fortalece o ambiente de negócios. É sistematizar as demandas e construir uma governança ágil”, concluiu.

A aproximação com o grupo Atitude Pernambuco faz parte da estratégia institucional da Sudene de escutar e integrar o setor produtivo nas discussões sobre os caminhos para o desenvolvimento regional sustentável.

Governadora Raquel Lyra entrega Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, e inaugura clínica-escola de Odontologia Avançada da UPE, em Arcoverde

 
Nesta sexta-feira (9), a governadora Raquel Lyra realiza importantes entregas no interior do Estado. Em Caruaru, no Agreste Central, a chefe do Executivo estadual inaugura, às 10h, o Hospital da Mulher do Agreste. Esta é a primeira maternidade entregue como parte de um conjunto de ações voltadas à ampliação da assistência materno-infantil em todo o Estado.  Após mais de uma década com as obras paralisadas, o hospital começa a funcionar para ampliar e descentralizar os serviços de obstetrícia e ginecologia no Agreste, oferecendo atendimento de alta complexidade voltado à saúde da mulher.
 
Já em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, a gestora entrega, às 16h, a clínica-escola de Odontologia Avançada, no campus da Universidade de Pernambuco (UPE).

Prefeitura do Recife firma parceria com o Governo Federal para obras de proteção de encostas na BR-101

Em reunião realizada nesta quarta-feira (7), em Brasília, foram anunciadas Intervenções em 17 encostas contarão com investimento de R$ 38 milhões que irão reforçar a segurança de moradores e motoristas na região

A Prefeitura do Recife deu um passo importante para garantir a segurança de moradores e motoristas que transitam pela BR-101. O prefeito João Campos anunciou nesta segunda-feira (7), através de Acordo Cooperação Técnica com o Ministério dos Transportes, que serão realizadas obras de proteção de encostas em 17 pontos ao longo da rodovia. O investimento previsto é de R$ 38 milhões, e a execução será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em cooperação técnica com a Secretaria de Infraestrutura do Recife.

Durante o anúncio, o prefeito João Campos destacou o empenho do ministro dos Transportes, Renan Filho, no avanço da parceria e no apoio às demandas do Recife. Segundo ele, a atuação do ministério tem sido fundamental para viabilizar obras de infraestrutura que impactam diretamente na qualidade de vida da população. “É uma notícia muito boa para os moradores da localidade. Com a parceria com o Ministério dos Transportes e o ministro Renan Filho, vamos garantir mais segurança aos moradores das localidades. A Prefeitura do Recife já elaborou os projetos das intervenções e entregou ao DNIT, que ficará responsável pela execução das obras”, afirmou.

Com um aporte de R$ 38 milhões, a parceria entre o município e o Ministério dos Transportes é vista como um marco para a infraestrutura urbana e rodoviária do Recife. O objetivo é mitigar riscos de deslizamentos em regiões críticas da rodovia. As obras contemplarão 17 encostas em áreas de domínio da BR-101 e incluem intervenções estruturais para estabilização do terreno, aplicação de técnicas de contenção e melhoria da drenagem. Além de minimizar os riscos de deslizamentos, as intervenções visam garantir a segurança viária, preservando a integridade da rodovia em períodos de chuvas intensas.

A expectativa é que, com a finalização das intervenções, o Recife possa reduzir significativamente os riscos de deslizamentos e alagamentos nas áreas próximas à BR-101, ampliando a segurança tanto para quem mora nas encostas quanto para os motoristas que circulam pela rodovia. “A obra é fundamental para as pessoas que  moram na região. Garante que as encostas não desabem, beneficiando diretamente moradores e motoristas”, explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Conquista histórica”, celebra Eriberto Filho sobre o anúncio do Recife como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol

O Recife foi uma das cidades escolhidas para ser sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. O anúncio foi feito no início da noite desta quarta-feira (7) e trouxe um clima de empolgação em toda a cidade, principalmente para o secretário de Esportes do Município, Eriberto Filho, que celebrou com entusiasmo o anúncio oficial, do qual teve uma participação fundamental na articulação. A confirmação coloca o Recife no centro do maior evento do futebol feminino mundial, reforçando o protagonismo da cidade no cenário esportivo.

Para o secretário, a escolha do Recife representa o reconhecimento do potencial esportivo da cidade, do trabalho contínuo na valorização do esporte feminino e do compromisso da gestão municipal com a promoção dos esportes em todas as suas vertentes. “É um momento histórico para a nossa cidade. Receber jogos da Copa do Mundo Feminina é uma honra e uma oportunidade única de mostrar ao mundo a força do nosso esporte, da nossa cultura e da nossa gente. Essa conquista só reforça o potencial do Recife em sediar grandes eventos esportivos, dando destaque a todo o trabalho que vem sendo realizado ao lado do prefeito João Campos e com foco no bem-estar da população. O Recife é a cidade onde o esporte é para todos, com inclusão, igualdade e oportunidade”, afirmou Eriberto Filho.

A Copa do Mundo Feminina de Futebol deve ocorrer no Brasil, entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, e outras sete cidades, além do Recife, foram anunciadas nesta quarta-feira. A Arena Pernambuco, localizada na divisa com São Lourenço da Mata, foi o palco escolhido para receber os jogos, colocando o Recife de volta ao mapa das grandes competições internacionais de futebol, a exemplo da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014.

A escolha da Arena reforça a importância da integração metropolitana para o fortalecimento dos municípios. Para Eriberto Filho, tanto o prefeito do Recife, João Campos, quanto o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, estão de parabéns pelo compromisso conjunto com o desenvolvimento esportivo e pela parceria que vem garantindo investimentos e oportunidades para a população. “Essa conquista é fruto de um esforço coletivo. O futebol feminino ganha, o Recife ganha e São Lourenço também. Estamos juntos nessa celebração histórica”, finalizou o secretário.

Prefeitura do Recife avança com obras do Arrecifes da Cidadania de Afogados

Com investimento de R$ 2,5 milhões, equipamento deve ser entregue até o fim deste ano

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 2,5 milhões na construção de mais uma unidade do Arrecifes da Cidadania, desta vez no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital. Segundo equipamento deste tipo em construção na cidade, o espaço vai reunir ações integradas nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento social e outros serviços essenciais. Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito João Campos vistoriou as obras, executadas pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE).

“O que hoje é obra, concreto, muito em breve vai dar lugar a um espaço de cidadania para todo mundo. A obra do Arrecifes, em Afogados, está em pleno ritmo: são R$ 2,5 milhões sendo investidos em um equipamento de assistência que vai gerar oportunidade e acolhimento para as pessoas”, garantiu o prefeito João Campos. “Escolhemos fazer em Afogados porque é um dos locais que apresentava um índice de vulnerabilidade social elevado e não tinha um equipamento desse tipo. Junto com o Arrecifes da Comunidade do Bem, que fica na Imbiribeira, esse vai ser o segundo entregue para a cidade e até dezembro vamos estar inaugurando ele”, garantiu o gestor.

Com 462 m² de área construída, o Arrecifes da Cidadania de Afogados está sendo erguido desde novembro do ano passado, no terreno localizado na Rua Professor Augusto Wanderley Filho e tem previsão de entrega para o final deste ano.

A escolha do bairro de Afogados para receber o equipamento se deu com base em estudos e diagnósticos realizados pela então Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD)

“A execução da obra do centro Arrecifes de Afogados conta com 3 frentes de serviços: finalização da última etapa da fundação, forma e concretagem da estrutura e início da hidráulica. Dessa forma, a obra avança e a prefeitura garante a entrega de mais um importante equipamento de cidadania até o fim deste ano”, destacou a chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Marília Dantas.

Assim como na unidade em construção na Comunidade do Bem, na Imbiribeira, o Arrecifes da Cidadania de Afogados vai oferecer oficinas, atendimentos sociais e ações educativas voltadas à promoção da cultura de paz, ao fortalecimento dos vínculos comunitários e à ampliação do acesso a direitos fundamentais.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife