
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 2,5 milhões na construção de mais uma unidade do Arrecifes da Cidadania, desta vez no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital. Segundo equipamento deste tipo em construção na cidade, o espaço vai reunir ações integradas nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento social e outros serviços essenciais. Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito João Campos vistoriou as obras, executadas pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE).
“O que hoje é obra, concreto, muito em breve vai dar lugar a um espaço de cidadania para todo mundo. A obra do Arrecifes, em Afogados, está em pleno ritmo: são R$ 2,5 milhões sendo investidos em um equipamento de assistência que vai gerar oportunidade e acolhimento para as pessoas”, garantiu o prefeito João Campos. “Escolhemos fazer em Afogados porque é um dos locais que apresentava um índice de vulnerabilidade social elevado e não tinha um equipamento desse tipo. Junto com o Arrecifes da Comunidade do Bem, que fica na Imbiribeira, esse vai ser o segundo entregue para a cidade e até dezembro vamos estar inaugurando ele”, garantiu o gestor.
Com 462 m² de área construída, o Arrecifes da Cidadania de Afogados está sendo erguido desde novembro do ano passado, no terreno localizado na Rua Professor Augusto Wanderley Filho e tem previsão de entrega para o final deste ano.
A escolha do bairro de Afogados para receber o equipamento se deu com base em estudos e diagnósticos realizados pela então Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD)
“A execução da obra do centro Arrecifes de Afogados conta com 3 frentes de serviços: finalização da última etapa da fundação, forma e concretagem da estrutura e início da hidráulica. Dessa forma, a obra avança e a prefeitura garante a entrega de mais um importante equipamento de cidadania até o fim deste ano”, destacou a chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Marília Dantas.
Assim como na unidade em construção na Comunidade do Bem, na Imbiribeira, o Arrecifes da Cidadania de Afogados vai oferecer oficinas, atendimentos sociais e ações educativas voltadas à promoção da cultura de paz, ao fortalecimento dos vínculos comunitários e à ampliação do acesso a direitos fundamentais.
