
Na noite da próxima segunda-feira (12), o auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, se transformará no cenário de um conto fantástico sertanejo, inspirado nas páginas do livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. A partir das 18h, reis, rainhas e toda a corte chegam para participar da solene em celebração aos 30 anos da tradicional Festa da Pedra do Reino, realizada anualmente em São José do Belmonte. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Luciano Duque.
A Festa da Pedra do Reino é um verdadeiro tributo à alma sertaneja, inspirada na obra-prima de Suassuna, que utilizou fatos históricos ocorridos no município para criar uma narrativa que mistura realidade, fantasia, misticismo e crítica social, elementos que seguem marcando profundamente a identidade do Sertão e da cultura nordestina.
Neste ano, a festa acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio. A cidade se veste de azul e encarnado para viver intensamente os rituais e encantamentos do evento. No sábado (24), acontece a Cavalgada Zeca Miron, onde cavaleiros azuis e encarnados, representando cristãos e mouros, disputam argolinhas em busca da coroação da rainha. No domingo (25), a tradicional cavalgada reúne milhares de cavaleiros e cavaleiras em um percurso de 30 km até a mítica Pedra do Reino, na Serra do Catolé.
O cantor Alcymar Monteiro, autor da música-tema “Reino da Pedra do Reino”, confirmou presença na cerimônia, assim como os netos de Ariano Suassuna.
A solene na Alepe celebra não apenas os 30 anos da festa, mas reafirma seu valor histórico, cultural e simbólico, reconhecendo a força da tradição sertaneja e o poder do imaginário coletivo do povo nordestino.
