Home » Pernambuco » Sudene se reúne com grupo Atitude e discute oportunidades de investimentos em Pernambuco

Sudene se reúne com grupo Atitude e discute oportunidades de investimentos em Pernambuco

Autarquia apresentou instrumento de apoio ao setor produtivo e articulou soluções para concessão de crédito e incentivos.

Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu mais um passo no fortalecimento da parceria com o setor produtivo. A autarquia esteve reunida nesta quinta (08) com representantes do grupo Atitude Pernambuco, formado por empresários de diversos segmentos. O encontro,), foi marcado pela apresentação de propostas, escuta ativa das demandas do setor e debate sobre oportunidades de investimento no estado e na região.

A reunião foi conduzida pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que destacou o papel estratégico da Autarquia como articuladora entre o setor privado e o poder público. “O nosso papel é estar à disposição de quem quer ajudar o Nordeste a crescer e melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele também reconheceu a importância dos empresários nesse processo e destacou que a escuta qualificada das demandas do setor produtivo é fundamental para fortalecer os instrumentos de desenvolvimento regional.

Durante a apresentação, Danilo detalhou os principais mecanismos da Sudene voltados à concessão de crédito e ao fomento de investimentos, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e os incentivos fiscais. O superintendente ressaltou ainda a importância de equipamentos de infraestrutura, como a ferrovia Transnordestina, para a competitividade da economia nordestina, além de anunciar o restabelecimento do Comitê das Instituições Financeiras Federais (Coriff). O comitê tem como objetivo coordenar ações entre bancos públicos, órgãos federais e o setor produtivo para viabilizar projetos que estejam alinhados a programas como a Nova Indústria Brasil.
O superintendente da Sudene também posicionou a Nova Indústria Brasil como um guia para que os empreendedores possam identificar novas oportunidades de negócios.

Os empresários do grupo Atitude Pernambuco, por sua vez, apresentaram preocupações com a amplitude dos processos burocráticos, que, na avaliação do grupo, dificultam a execução de projetos em tempo hábil, e defenderam a redução das taxas de juros nos financiamentos voltados à indústria regional. Também apontaram a necessidade de uma atenção aos impactos da reforma tributária para o Nordeste, de modo a não penalizar a competitividade da Região frente a outros territórios nacionais.

Para Danilo Cabral, a atuação da Sudene vai além da oferta de crédito: é uma articulação constante para remover gargalos, criar oportunidades e apoiar iniciativas que gerem emprego, renda e competitividade para o Nordeste. “A Sudene tem o dever de ouvir, propor e articular. Nosso compromisso é com o desenvolvimento que transforma a vida das pessoas e fortalece o ambiente de negócios. É sistematizar as demandas e construir uma governança ágil”, concluiu.

A aproximação com o grupo Atitude Pernambuco faz parte da estratégia institucional da Sudene de escutar e integrar o setor produtivo nas discussões sobre os caminhos para o desenvolvimento regional sustentável.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *