Esperar até quando? – Causa inquietação o caso do ex-secretário de Finanças de Afogados da Ingazeira, que até hoje não foi julgado sequer em primeira instância. Trata-se de um episódio grave, com indícios que, à época, mobilizaram a opinião pública e levantaram questionamentos sobre possível abuso de poder político e econômico no âmbito da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira. No entanto, o tempo passa, os fatos esfriam e a resposta do Judiciário municipal simplesmente ainda não chegou. Em Custódia, por exemplo, a Justiça Eleitoral demonstrou celeridade: em segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco cassou o prefeito e a vice por abuso de poder econômico, em um caso com semelhanças ao de Afogados, com a diferença de que, no caso de Afogados houve apreensão de robusta prova documental (cerca de 240 mil em notas de abastecimento e Ticket Abastecimento) e R$ 35.000,00 em espécie. A decisão reforça a importância da legalidade e da isonomia na aplicação da lei eleitoral, mas também de celeridade na prestação jurisdicional, seja para condenar ou absolver. Diante disso, fica a pergunta que ecoa entre a população: por que um caso avança rapidamente no Judiciário, enquanto outro caminha lentamente? A sociedade de Afogados da Ingazeira segue aguardando respostas.
Com João Campos – A prefeita de Itapetim, Aline Karina, esteve ontem (17) acompanhada do ex-prefeito Adelmo Moura, em uma visita ao prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. “Foi um encontro marcado por diálogo, troca de ideias e muita esperança. Conversamos sobre perspectivas, parcerias e novos alinhamentos políticos para fortalecer a nossa Itapetim. Em breve, teremos novidades. Com diálogo, união e compromisso, seguimos trabalhando para garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa gente”, escreveu a prefeita em suas redes sociais.
Assina – O Governo Municipal de Flores, estará realizando nesta quinta-feira (18), a assinatura da Ordem de Serviço da UBS Tipo II Maria Pureza. O prefeito Gilberto Ribeiro, confirmou que o evento acontece às 09h30, próximo à Escola Dário Gomes, marcando o início de uma obra que fortalece a saúde de todo o nosso município.
Agenda – A governadora Raquel Lyra acompanha, nesta quinta-feira (18), às 10 horas, na Bolsa de Valores do Brasil, Rua Quinze de Novembro, 275, em São Paulo, o leilão da concessão parcial do saneamento básico de Pernambuco, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O leilão garantirá o aporte de R$ 19,1 bilhões no saneamento do Estado por parte das empresas concessionárias. Os investimentos serão realizados em dois blocos. Um dos grupos vencedores da disputa ficará responsável pelo bloco Região Metropolitana do Recife (RMR)–Pajeú, que reúne 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Já o segundo grupo assumirá o bloco do Sertão, composto por 24 cidades. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) continuará responsável pela produção e pelo tratamento da água do Estado.
Frase – “Isso é mentira, meu partido é o União Brasil, estarei no União Brasil na eleição e serei senador pelo União Brasil. Quanto a esses outros partidos, vejo que eles são boas opções para os meus adversários, que ficam criando essas versões mentirosas, fantasiosas”. (Ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, demonstrou irritação diante da informação de que ele poderia estar trocando o seu partido, o União Brasil, pelo PDT, PSB ou MDB, da Rede Pernambuco de Rádios, com o jornalista Alberes Xavier)
Doutor Honoris Causa – O iguaraciense, cantor, músico, poeta, escritor, Maciel Melo, recebe nesta quinta-feira às 16 horas, no hall do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, no Campus Joaquim Amazonas, no Recife, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Maciel Melo tem uma carreira marcada pela valorização da cultura nordestina e difusão das tradições sertanejas. A proposta de outorga do Doutor Honoris Causa, feita pelo Gabinete do Reitor, foi aprovada em sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 1º de dezembro.
Disse – “O ano tá chegando ao fim e ainda temos muito trabalho pela frente, mas quando a gente olha para trás, o sentimento é de dever cumprido. Batemos recorde de investimentos no Recife, com obras por toda a cidade, e seguiremos nesse ritmo em 2026. Temos uma gestão que não só é aprovada pela população como é reconhecida no cenário global. Recentemente, recebemos o prêmio de melhor cidade do mundo em saúde e estilo de vida, disputando com mais de 50 países, entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU). É o terceiro prêmio que recebemos da ONU em cinco anos! Aproveito esse momento para celebrar as conquistas de 2025 e agradecer a todos que nos acompanharam nesta caminhada. E também para reforçar que em 2026 seguirei do mesmo jeito: trabalhando e cuidando da cidade!” (Prefeito do Recife, João Campos)
Nomeado – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, nomeou o subtenente da reserva remunerada da Polícia Militar de Pernambuco, Marcos César Vieira Lima, para comandar a Secretaria Municipal de Trânsito. O novo secretário é reconhecido pelo trabalho técnico e pela experiência acumulada ao longo de mais de três décadas na segurança pública. Informação Blog do Itamar França.
Lançou – O Banco do Nordeste (BNB) lançou o Plano de Ação Territorial (PAT) do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) focado na cadeia produtiva da caprinocultura leiteira no Agreste Setentrional de Pernambuco. Na Agência Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Adec) de Santa Cruz do Capibaribe, o Banco reuniu os principais parceiros da iniciativa, que visa impulsionar a economia local fortalecendo, organizando e aumentando a competitividade da atividade econômica, uma das mais importantes para a região. “Em Pernambuco, a caprinocultura leiteira é crucial para a geração de renda e segurança alimentar de famílias de pequenos produtores rurais, que muitas vezes operam em regime familiar e informal”, afirmou o superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz.
Você sabia – Que pela primeira vez a lista tríplice para a vaga a lista tríplice com os nomes para ocupar o cargo de desembargadora ou desembargador titular no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), representando o Quinto Constitucional, é composta exclusivamente por advogados do interior do estado, sem nenhum nome da capital, a lista é composta por Hérica de Kássia Nunes de Brito, de São José do Egito (Sertão do Pajeú); Gelva Lúcia Barbosa de Araújo, de Carpina (Zona da Mata Norte); e Washington Luís Macêdo de Amorim, de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata), que concorre à recondução.
Perguntar não ofende – Quando a Secretaria Municipal de Agricultura de Afogados da Ingazeira, vai cumprir os reparos das estradas da zona rural, por que é um reclame só da população?












Seja o primeiro a comentar