Press "Enter" to skip to content

Governo de Pernambuco promove ações de saúde durante a 55ª Missa do Vaqueiro

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES), está promovendo uma série de ações para garantir a saúde e a segurança dos milhares de participantes da 55ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, no Sertão do Estado, que segue ocorrendo até o próximo domingo (20/07). Com foco no cuidado integral, as equipes atuam em diversas frentes: atendimento de urgência e emergência, promoção da saúde com orientações e distribuição de materiais educativos, além da vigilância sanitária, que assegura a qualidade dos alimentos e bebidas comercializados no local.

“Nós estamos aqui com o apoio total do Governo de Pernambuco, em parceria com o município de Serrita, realizando essas ações durante esse evento religioso tão importante. A combinação de atendimentos de urgência e emergência, ações educativas, vigilância sanitária e monitoramento de riscos em tempo real demonstra o compromisso do Estado com a saúde e segurança da população. Essas ações têm um impacto ainda maior porque o evento ocorre no Sítio Lajes, em Serrita, uma área rural distante de unidades como hospitais e UPAs 24h”, destacou a gerente da VII GERES, Dora Magalhães

Entre as novidades desta edição, está a utilização da ferramenta de vigilância Ambiente de Monitoramento de Riscos (Amber), que permite o monitoramento em tempo real dos riscos à saúde durante eventos de grande porte. “Profissionais estão utilizando tablets conectados, com tecnologia desenvolvida pela equipe de TI da SES, para receber dados em tempo real, garantindo maior efetividade e agilidade nas ações durante a festa”, explicou Dora Magalhães.

Missa do Vaqueiro – Realizada anualmente em Serrita, a Missa do Vaqueiro é uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do Nordeste. Criada em 1970, a celebração mistura fé, música, poesia e vaquejada para homenagear o vaqueiro nordestino, símbolo de bravura, resistência e ligação com a terra.

Idealizada pelo padre João Câncio, em parceria com o poeta Pinto do Monteiro e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a missa homenageia o vaqueiro Chico Guilherme, assassinado em 1954. Desde então, o evento se tornou um símbolo da identidade sertaneja e uma grande celebração da cultura popular pernambucana.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *