
Painéis de arte urbana instalados no entorno do sítio aeroportuário valorizam a cultura local e conectam visitantes à identidade pernambucana logo na chegada à capital
A Prefeitura do Recife, em parceria com a operadora aeroportuária Aena, está transformando o muro que contorna o Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria de arte a céu aberto. O projeto foi viabilizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-L), com articulação do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB).
Quem passa pela Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, já pode ver o novo cartão-postal da cidade ganhando vida. Através da arte urbana, o projeto alia cores intensas a elementos da cultura local, conectando visitantes à identidade pernambucana logo na chegada à capital. A iniciativa conta com o apoio das Tintas Iquine, que doou parte dos materiais utilizados.
Além de fortalecer o turismo local, oferecendo uma experiência visual impactante para quem desembarca no aeroporto, o projeto busca despertar o sentido de pertencimento dos pernambucanos, através da valorização das suas formas de expressão. Até o dia 17 de junho, a pintura dos murais deve ser concluída e entregue oficialmente à cidade.
A execução dos murais artísticos está sob a coordenação do Gabinete de Inovação Urbana do Recife, responsável por convocar 14 artistas previamente credenciados no edital do programa Colorindo o Recife. A curadoria e a execução das obras estão sendo acompanhadas de perto pelo Gabinete, garantindo que os painéis reflitam a identidade cultural da cidade e dialoguem com o público de forma criativa.
“Arte urbana, além de ser inclusiva e culturalmente enriquecedora, transforma um local, antes não utilizado, em um atrativo para o público. No caso desta ação da SETUR-L com a Aena e o Gabinete de Inovação, vai gerar um impacto muito positivo em quem desembarca no Recife”, afirma o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus.
Para Ed Ruas, chefe do Gabinete de Inovação Urbana, “é importante que os turistas tenham esse cartão de visitas dos nossos talentosos artistas logo na chegada. É um pouco do que eles vão ver em toda cidade através do Colorindo o Recife e dos Megamurais.”
O diretor-geral da Aena, Joaquín Rodríguez, destaca que a concessionária já desenvolve um projeto de sense of place (sentido de pertencimento) dentro dos aeroportos e agora leva o conceito também para a área externa. “Acreditamos que os terminais devem refletir a identidade dos lugares que representam. Transformar o entorno do Aeroporto Internacional do Recife em uma galeria a céu aberto é uma forma de valorizar o talento dos artistas locais, estimulando também o turismo. Essa parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Setur-L e do GIURB, reitera nosso compromisso em proporcionar experiências positivas para os passageiros e fortalecer o vínculo entre o aeroporto e a cidade”, afirma.

Seja o primeiro a comentar