A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue promovendo ações voltadas à saúde da mulher com a Carreta da Mulher Pernambucana, iniciativa do Programa Cuida PE lançado pelo Governo de Pernambuco como estratégia para reduzir a fila de espera por cirurgias, exames e consultas especializadas no estado. Em plena atividade, as duas unidades móveis estão nesta semana (de 16/06 á 20/06), realizando atendimentos simultâneos nos bairros de Casa Amarela (área da Vasco da Gama) e Mustardinha, no Recife.
Desde o início das atividades, a Carreta da Mulher já ultrapassou a marca de 1400 atendimentos, levando exames e consultas especializadas para mais perto da população feminina. Os atendimentos seguem com foco em pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, a partir de um mapeamento realizado pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e pela Central de Regulação Estadual. Além dos atendimentos regulados, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar mamografias por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.
A moradora do bairro da Mustardinha, Viviane Rodrigues, relatou que soube da iniciativa através da comunidade e que estava feliz por conseguir atendimento. “Estava há muito tempo na fila de espera para fazer os exames e graças a esse projeto, consegui fazer minha monografia e minha ultrassonografia para fazer a cirurgia que tanto espero. O atendimento foi ótimo, tudo rápido e os funcionários são prestativos, estão todos de parabéns”, disse Viviane.
A estrutura das carretas oferece serviços como mamografia, colposcopia, biópsia de nódulo de mama, biópsia de lesão de colo de útero, ultrassonografia das mamas, consulta com ginecologista, e mastologista, além de orientações sobre saúde da mulher.


Seja o primeiro a comentar