Press "Enter" to skip to content

Prefeitura do Recife promove encontro em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife vai realizar a Feijoada da Diversidade no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ neste sábado (24)

Para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado anualmente em 17 de maio, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realizará a Feijoada da Diversidade no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, no bairro da Boa Vista, neste sábado (24). A proposta é aproximar o poder público dessa população que ainda enfrenta preconceito, e ampliar os espaços de escuta e de conscientização sobre o problema. O evento de sábado será realizado entre 10h e 14h, e vai receber os usuários do Centro e representantes de ONGs e coletivos.

Na ocasião, serão apresentadas as novidades que serão implementadas na Plataforma Municipal de Denúncias LGBTI+, que faz parte da campanha Recife Sem Preconceito, disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife. O canal recebe registros de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Além disso, será inaugurada uma nova Sala de Inclusão Digital no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, com 10 computadores para os usuários. Em breve, dois cursos serão disponibilizados no local: Informática Básica, em parceria com a Escola Profissionalizante do Recife; e Mídias Sociais para Empreendedores LGBTI+, em parceria com o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC) que também doou as máquinas da sala.

A Feijoada da Diversidade também vai oferecer atendimentos nas áreas de saúde, bem-estar e beleza. Em parceria com a UNINASSAU, serão oferecidas avaliações com fisioterapeuta. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Recife, serão disponibilizadas vacinação contra gripe, tétano, hepatite B e também a tríplice viral; bem como orientação em saúde bucal e distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina, feminina e gel).  Por fim, cortes de cabelo e sessões de massoterapia e ventosaterapia serão oferecidas por profissionais da Escola Profissionalizante do Recife. 

Além de feijoada para o almoço, o evento também vai contar com uma oficina de grafitagem com o tema “Expressão urbana como ferramenta de resistência e identidade”. Para mais informações, acesse o perfil no Instagram @sdhjrecife. 

CENTRO – O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ do Recife atua há 10 anos promovendo cidadania para pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais. Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realiza cerca de 200 atendimentos mensais.

O espaço oferece atendimentos psicológico, jurídico e socioassistencial; oficinas e cursos de qualificação profissional; apoio para inserção no mercado de trabalho e fortalecimento dos vínculos familiares. Também realiza encaminhamentos para a rede de saúde e assistência social. O Centro fica na Rua dos Médicis, 86 – Boa Vista. Contatos: (81) 99488-6329 ou cmrclgbtrecife@gmail.com.

FOTOS: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *