Press "Enter" to skip to content

Lula tem planos para Haddad em 2026, mas não na eleição presidencial

G1 – O presidente Lula tem demonstrado preocupação com o avanço da direita e da extrema direita no Senado nas eleições de 2026 e quer foco nessa disputa.

Segundo o blog apurou, o presidente tem dito a aliados que o campo progressista precisa de palanques viáveis — em alguns casos, até mais do que nas disputas pelos governos estaduais — diante da expectativa de que a oposição amplie suas cadeiras na Casa a partir de 2027.

Nas contas de adversários de Lula, se esse cenário se confirmar, a oposição poderá alcançar maioria suficiente para dificultar a agenda do governo e ainda fortalecer a pauta anti-STF no Congresso.

Um dos nomes ventilados dentro do governo para disputar o Senado por São Paulo é o do ministro Fernando Haddad.

Haddad, que já foi prefeito de São Paulo, disputou o governo do estado e a Presidência da República, sempre foi considerado o sucessor natural de Lula. No entanto, o presidente não dá sinais de que abrirá mão da reeleição. Tampouco aliados de Lula e Haddad acreditam que o ministro permaneceria no governo em um eventual segundo mandato.

Nesse projeto de lançar nomes fortes para enfrentar a oposição, Haddad tem ganhado força nos bastidores como uma das opções viáveis para o Senado.

A oposição, por sua vez, deve lançar Eduardo Bolsonaro e Guilherme Derrite como candidatos.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *