

O governo dos Estados Unidos atualizou na sexta-feira (18) o site da Casa Branca sobre as origens da Covid-19 e mudou a versão oficial dos EUA sobre a doença.
Em uma nova versão do site, o governo de Donald Trump acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa “preferida” dos democratas: a de que o vírus surgiu de forma natural. E, com isso, “ocultar” a teoria de que houve vazamento de um laboratório de Wuhan, na China.
Até a mudança desta sexta, os EUA sustentavam a hipótese levantada pelos principais estudos sobre a origem do vírus até agora: de que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado de municipal de Wuhan, na China. (Leia mais abaixo sobre o que se sabe sobre o vírus)
O novo site da Casa Branca é entitulado de “Lab Leak (o vazamento do laboratório) — a verdade sobre as origens da Covid-19” e tem uma imagem de Donald Trump no topo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2021 um relatório na qual descartava um vazamento em laboratório; no ano seguinte, declarou que suas investigações foram inconclusivas por falta de dados da China.
