
Na nova série de entrevistas do Blog do Finfa, 100 Dias de Mandato, o prefeito de Carnaíba, detalha os primeiros meses de gestão, a relação com Anchieta Patriota, a busca por parcerias com o estado e os planos para o desenvolvimento do município.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Finfa, o prefeito de Carnaíba, Berg Gomes, fez uma avaliação dos seus 100 primeiros dias de mandato, destacando a organização financeira herdada e a implementação de seu próprio ritmo de gestão, marcado pela experiência no Sebrae. Berg enfatizou a boa relação com o legislativo municipal, com projetos aprovados por unanimidade, e detalhou a sua ligação familiar e política com o ex-prefeito Anchieta Patriota, a quem credita sua formação política e o apoio fundamental para sua eleição.
Administrativamente, o prefeito comentou sobre o contato com a governadora Raquel Lyra, ressaltando o apoio da Frente Popular à sua candidatura no segundo turno e a expectativa de reciprocidade em investimentos para o município, independentemente de questões partidárias. Berg Gomes também abordou a parceria com o governo estadual na conclusão de obras e a importância de atrair investimentos privados para gerar emprego e renda em Carnaíba, citando o potencial da mão de obra qualificada local.
Para o futuro próximo, o prefeito apontou a conclusão de duas Unidades Básicas de Saúde e a continuidade da obra do Centro Administrativo da Educação como prioridades na área de infraestrutura. Destacou ainda os esforços na manutenção de estradas vicinais e no apoio ao homem do campo, além da retomada do bloco cirúrgico do hospital municipal. Para Berg Gomes, a grande obra de sua gestão será o cuidado contínuo com a população de Carnaíba.
Leia a entrevista na íntegra:
Blog do Finfa: Prefeito Berg Gomes, eu queria que o senhor fizesse uma avaliação destes 100 dias do seu primeiro mandato aqui em Carnaíba.
Berg Gomes: Bom dia, Finfa. A avaliação que a gente faz é a melhor possível. Recebemos a casa em ordem do ponto de vista financeiro, fornecedores em dia, a questão trabalhista, fiscal e inclusive a questão do INSS também, tudo em dia. Fornecedores, colaboradores, terceirizados. Recebemos a casa em ordem. E nesses 100 dias, estamos imprimindo o nosso ritmo, a nossa forma de gerir e de administrar a coisa pública. Até porque eu venho de uma empresa da iniciativa privada, mas que sofre interferência e fiscalização por parte do Tribunal de Contas da União e também da Controladoria Geral da União, que é o Sebrae.
Então lá a gente era auditado por esses dois órgãos e a gente vem com essa filosofia e esse modelo de trabalho, foram 29 anos lá no Sebrae. E aí a gente vem imprimindo essa visão, essa ótica de gestão pública com esse olhar e, ao mesmo tempo, imprimindo ritmo e velocidade. A gestão pública precisa ter velocidade para atender os anseios e a necessidade da população, mas sem perder o foco nos controles, seja no controle fiscal, financeiro, orçamentário. E assim a gente está indo nesses 100 primeiros dias, com essa perspectiva, com esse olhar.
Blog do Finfa: O senhor já disse que recebeu a casa em ordem. Eu queria saber qual foi pelo menos a dificuldade que o senhor teve nesses primeiros 100 dias de sua gestão.
Berg Gomes: Olha, a dificuldade você encontra, isso é inerente a tudo e qualquer mudança. A gestão passada do nosso prefeito Anchieta Patriota tem uma visão, Anchieta tem uma visão social e um olhar com a sensibilidade de enxergar o próximo dentro das suas dificuldades e Anchieta tem sempre esse olhar e esse carinho de atender essa perspectiva. Eu não sou muito diferente também, mas a gente tem também uma visão técnica da coisa, de que a máquina pública a gente também tem que ter um cuidado. Vamos dizer, é essa questão que a gente sempre vem com essa perspectiva, né? De imprimir ritmo, velocidade, sempre respeitando as regras, as regras que são regras constitucionais. Então, essa é uma dificuldade que a gente encontra porque é um processo de educação também, é um novo olhar, o mundo passa por transformações, Carnaíba aqui também não é uma ilha de exceção. E a gente vem com essa nova dinâmica, esse novo olhar de um olhar mais moderno da gestão pública.
Blog do Finfa: Como é que anda, prefeito, a sua relação com o legislativo de Carnaíba?
Berg Gomes: Olha, o melhor possível. Praticamos aqui em Carnaíba a política com P maiúsculo, tanto nós do executivo quanto do legislativo. São 11 vereadores, 7 foram eleitos na nossa base, e temos os demais vereadores, mas todos os projetos que temos encaminhado até o presente momento, os 11 vereadores têm atendido um pleito nosso e votado por unanimidade as nossas solicitações. Então temos o melhor relacionamento possível, tanto com a base quanto com a oposição. Sou muito grato a isso. Temos o presidente da Câmara, o companheiro Alex Mendes, que faz essa interface, essa interlocução. Temos também o nosso líder de governo, o vereador Tiago Arruda, e a vice-líder Izaquelle Ribeiro. Esses três parlamentares têm construído uma relação muito boa entre o executivo e o legislativo. Sem dizer também que aqui, a nossa equipe, e eu particularmente, somos adeptos dessa boa política, dessa boa relação. O processo eleitoral passou, agora temos que cuidar de Carnaíba e do seu povo. Isso.
Blog do Finfa: Como é que anda a sua relação, tanto familiar como administrativa, com o ex-prefeito Anchieta Patriota?
Berg Gomes: Anchieta e eu temos uma relação familiar excelente. Fomos criados juntos, e ele é irmão da minha mãe. Quando nossa avó faleceu, ele tinha cerca de sete anos, e minha mãe, Sônia Maria Gomes Patriota, por ser a irmã mais velha, cuidou dele com meu avô, Israel Gomes de Lima. Quando nasci, Anchieta já era adolescente, e nossa relação é de irmãos.
Na política, devo minha formação a ele. Comecei a acompanhá-lo aos 12 anos, em 1982, durante as campanhas de Marcos Freire, Cristina Tavares e Sérgio Guerra. Nos finais de semana, acompanhava Anchieta em suas campanhas aqui em Carnaíba, quando ele vinha de Recife, onde estudava. Hoje, sou prefeito graças à aliança partidária da Frente Popular de Carnaíba, liderada por ele.
Em 2023, a Frente Popular sinalizou meu nome como candidato. Não era algo que eu esperava, mas diante do chamado, aceitei. Em 2006, 2007 ou 2008, já havia sido ventilada essa possibilidade, mas eu era jovem e aspirava uma carreira no Sebrae, onde permaneci até 2022. Após pedir demissão para cuidar da minha mãe, que tem mal de Parkinson, surgiu esse novo chamado. Como um soldado convocado, não podia fugir.
Aceitei o desafio, meu nome foi bem recebido pela população, e vencemos com uma boa margem de votos. Sou grato à Frente Popular, ao PSB, meu partido há mais de 20 anos, e aos partidos da coligação, PT e MDB, que tem nosso vice, Cícero Batista.
Blog do Finfa: Prefeito, agora vamos ao âmbito administrativo. O senhor já teve contato com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, já que é socialista?
Berg Gomes: Sim, Finfa. Recebemos a governadora aqui em Carnaíba na inauguração da estrada de Ibitiranga, um pleito antigo das lideranças do PSB, Anchieta e o saudoso José Patriota, que muito lutaram por esse projeto. Ela inaugurou 9 km dos 21 km do projeto executivo do governador Paulo Câmara.
Recepcionamos ela na entrada da PE que dá acesso a Ibitiranga, e ela fez essa entrega até o Rio Açabeirinha. Estamos dando continuidade ao calçamento com paralelepípedos do Rio Açabeirinha até a sede de Ibitiranga. O governo do estado não concluiu a ponte até a entrada do distrito, então estamos dando essa continuidade, algo em torno de 1.500 metros, importante para a qualidade de vida da população.
Depois, viemos para Carnaíba, sede, para o lançamento do programa do leite, que atende cerca de 250 famílias com uma média de 3 litros de leite por semana para cada. Recebemos ela de forma solícita e institucional, apesar de sermos de partidos opostos.
Ressalto que, no segundo turno da eleição, a Frente Popular de Carnaíba, liderada por Anchieta Patriota, apoiou a governadora Raquel Lyra. Anchieta declarou apoio publicamente, e ela, que tinha menos de 300 votos aqui, passou a ter mais de 7.000. Esperamos gratidão, uma virtude humana.
A gestão pública, como vemos no presidente Lula, deve atender a todos. Ele, mesmo com o governador do Rio Grande do Sul sendo do PSDB, deu todo o apoio na catástrofe. Aqui em Pernambuco, o presidente Lula sempre tratou a governadora com atenção e recursos, mesmo ela sendo do PSD ou PSDB.
Esperamos essa reciprocidade com Carnaíba. A população, de 19.000 habitantes, paga seus impostos, e eles devem retornar em investimentos, independentemente do partido do gestor. Os impostos não têm distinção partidária.
Precisamos que o governo do estado veja nossa região como economicamente ativa e atraia investimentos privados. Não podemos depender só de investimentos públicos. A ADEPE deve trabalhar para isso. Temos potencial, mercado consumidor e mão de obra qualificada, graças à ETE Paulo Freire, viabilizada por Anchieta e Danilo Cabral.
Precisamos vender esse potencial para atrair investimentos privados, pois só o público não gera empregos suficientes. A prefeitura tem limites fiscais, e os jovens precisam trabalhar. Atrair empresas evita o êxodo, como o que eu vivi.
Fiquei 29 anos fora, e não quero que os jovens passem por isso. Quero que se formem e trabalhem aqui, contribuindo para a economia local. Nas quatro gestões de Anchieta, o PIB e o IDH de Carnaíba mais que dobraram. Precisamos melhorar a renda per capita, com emprego e renda.
Blog do Finfa: O ex-prefeito Anchieta Patriota já declarou à imprensa seus pré-candidatos para as eleições de 2026. O prefeito de Carnaíba, Berg Gomes, acompanha esses candidatos?
Berg Gomes: Olha, não se trata de acompanhar por acompanhar. Tudo isso é uma construção da Frente Popular de Carnaíba. Os nomes apontados por Anchieta Patriota são de consenso, resultado de uma construção de toda a base política, e não uma decisão isolada.
Quando Anchieta anuncia o nome de Diogo Moraes, nosso atual deputado estadual, é importante lembrar que tivemos a perda irreparável do companheiro Zé Patriota durante a campanha. Em meio a um processo eleitoral complexo, perder uma liderança como Zé foi muito difícil. Mas, com a graça de Deus, Diogo Moraes chegou para somar conosco, preenchendo essa lacuna, sem jamais substituir Zé Patriota, que é insubstituível. Diogo, com quatro mandatos na Assembleia Legislativa, é uma liderança jovem, focada e que já contribui para o Pajeú, onde já militava antes, com serviços prestados, como em Ingazeira. Nós vamos apoiar Diogo Moraes sob a liderança de Anchieta Patriota.
Também temos o ex-deputado federal Danilo Cabral, que foi nosso candidato a governador e atualmente está na superintendência da Sudene, um órgão extremamente importante que tem nos ajudado muito na questão dos recursos hídricos em Carnaíba, levando água ao homem do campo. Tudo indica que Danilo voltará a disputar o mandato de deputado federal. Ele já milita há muitos anos aqui em Carnaíba. A Escola Técnica Paulo Freire, por exemplo, foi resultado de uma articulação política de Anchieta Patriota com Danilo Cabral e Eduardo Campos.
A ampliação da Escola Joaquim Mendes, meu bisavô, que me orgulha muito, e sua transformação em regime integral também ocorreram na época de Danilo, com a articulação de Anchieta e Cecília Patriota na GRE. A gestão de Cecília na Gerência Regional de Educação impulsionou a educação em Carnaíba. A ampliação da Escola João Gomes também teve a participação de Danilo Cabral. São pessoas que foram votadas no passado e retribuíram essa votação, com serviços prestados ao Pajeú. Conforme anunciado por Anchieta Patriota, nós seguiremos nesse caminho.
Blog do Finfa: Para finalizar, o senhor está prestes a completar 100 dias de sua gestão em Carnaíba. Qual é a obra emergencial que o senhor não iniciou nesses 100 dias, mas que com certeza executará para a população até o final do ano?
Berg Gomes: Finfa, temos um plano de planejamento abrangente, que inclui não apenas obras físicas, mas também a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e questões administrativas.
Na área de infraestrutura, estamos dando prosseguimento ao cronograma estabelecido pela gestão anterior. A construção da Unidade Básica de Saúde de Carnaíba Velha está bem avançada e pretendemos entregá-la ainda este ano. Temos também a UBS de Itã sendo construída, com a mesma previsão de entrega. Essas duas unidades proporcionarão mais conforto e segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde, em um ambiente mais adequado. Além disso, estamos dando continuidade à obra do Centro Administrativo da Educação.
É importante destacar que, nestes primeiros três meses de gestão, já realizamos manutenção em mais de 350 km de estradas vicinais em Carnaíba, que possui uma malha de 450 km. Também realizamos a recuperação de barreiros e barragens para os agricultores, além da perfuração para a construção de centenas de cisternas. Esse é o nosso cuidado com as pessoas. O hospital está funcionando a todo vapor, e o bloco cirúrgico retornará em abril, com a conclusão do processo de licitação para o cirurgião, anestesista e toda a equipe técnica.
Assim, para os próximos anos, a grande obra é o cuidado com as pessoas.
