
Presidente se reuniu com deputados da base em jantar na casa de Hugo Motta
Em jantar com deputados na casa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou os planos de se candidatar à reeleição em 2026. Segundo líderes ouvidos pela CNN, Lula teria dito que “se alguém pensa que ele não é candidato, está errado”.
Assim como fez no encontro com senadores semanas atrás, Lula reforçou que está bem de saúde e que está se preparando para viver “120 anos”.
O encontro foi relatado como amistoso e proveitoso para melhorar a interlocução entre Executivo e Legislativo. “Um jantar para botar os pingos nos i’s”, relatou um dos participantes.
Os deputados também aproveitaram o encontro com o presidente da República para cobrar do governo compromissos com o Congresso, como o pagamento de emendas.
No ano passado, o avanço do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto provocou um represamento de promessas feitas pelos parlamentares em suas bases eleitorais regionais. A demanda também foi endossada pelo presidente da Câmara.
Uma das maiores expectativas que se tinha para o encontro era sobre a pauta da anistia, que é tida pela oposição como prioridade. Na presença de Lula, o assunto foi debatido apenas de forma tangencial.
O próprio presidente, no entanto, teria falado sobre o momento impróprio para se tocar no assunto. Ainda segundo os relatos, a crítica foi de que o projeto de lei não traz um limite temporal para a anistia. Líderes da base teriam acenado em concordância às falas do presidente Lula.
