Home » Pernambuco » PCR reforça compromisso com os direitos humanos em encontro com Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos 

PCR reforça compromisso com os direitos humanos em encontro com Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos 

Os integrantes da CEMDP, que foram recebidos na sede da Prefeitura, realizam diligências técnicas na cidade e participam de homenagem a Soledad Barret Viedma

O prefeito do Recife, João Campos, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (13), membros da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Na ocasião, o grupo conheceu os trabalhos da Prefeitura do Recife, no âmbito dos Direitos Humanos, bem como compartilhou informações sobre as diligências técnicas que estão executando no Recife desde a última terça-feira (11) e sobre as suas atividades no Brasil.

“Sabemos, por mais que isso pareça algo inimaginável de se acontecer no dia de hoje, que a vida vem e mostra que se não tivermos a capacidade de estar lutando, cuidando, de regar essa semente e essa árvore que é a democracia, ela pode estar em mais risco do que imaginamos”, refletiu o prefeito João Campos durante a reunião. “Eu me sinto com a obrigação histórica de fazer tudo o que tiver que ser feito para que esse trabalho seja perfeito hoje em dia, muito também pela minha história e a da minha família – o meu bisavô foi perseguido e exilado durante a ditadura. O que a gestão puder fazer, nós vamos fazer. Precisamos traçar um caminho mais acolhedor para as próximas gerações”, garantiu.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, participou do encontro que também contou com a presença de Vera Paiva. Ela é integrante da CEMDP e filha do desaparecido político Rubens Paiva, cuja parte mais dramática da sua história e da sua família é contada no filme brasileiro, indicado ao Oscar, “Ainda Estou Aqui”.

“A exigência da retomada do trabalho da Comissão aqui, no Recife, é fundamental para que novos casos possam vir à tona. Essa mesma comissão, que relembrou o caso do deputado Rubens Paiva, pode trazer outros casos, como o de Santo”, destacou o secretário Marco Aurélio.

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos está no Recife realizando as primeiras diligências técnicas em cemitérios para busca e identificação de remanescentes humanos de vítimas da ditadura. As atividades começaram nos cemitérios da Várzea e Santo Amaro e foram realizadas por profissionais da Equipe de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP). O grupo fez um levantamento sobre as condições dos cemitérios para identificar possíveis locais de inumação, ocultação ou destruição de corpos, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O CEMDP foi retomado em agosto de 2024, pois havia sido extinto no governo Bolsonaro.

No final  da tarde, os membros da Comissão vão participar da inauguração de um busto em homenagem à desaparecida política, Soledad Barret Viedma, na Rua da Aurora, junto ao Monumento Tortura Nunca Mais. Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude.

Além dos já citados, o encontro no gabinete do prefeito contou ainda com a presença de outros integrantes da CEMDP: Eugênia Gonzaga, presidenta da CEMDP e procuradora regional da República de SP; Natália Bonavides, deputada federal (PT/RN); Diva Santana, familiar de desaparecida política; Maria Cecília Adão, professora universitária; Ivan Marx, procurador federal; Rafaelo Abritta, representante do Ministério da Defesa; Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e ex-Ministro dos Direitos Humanos; Caio Cateb, Coordenador-Geral de Apoio à CEMDP;  Amparo Araújo, do Comitê Memória e Verdade e Manoel Moraes, da Comissão de Anistia.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários