Primeira do ano – A Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, realiza nesta terça-feira (14), em sua sede, a primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas do ano de 2025. O encontro reunirá os gestores e gestoras que tomaram posse no último dia 01. Na oportunidade, serão discutidos pontos essenciais para as gestões.
Confira a pauta:
Tratado como oposição – O vereador mais votado da cidade de Afogados da Ingazeira, Zé Negão, em conversa com o blogueiro Pedro Araújo do Blog PE Notícias de Afogados da Ingazeira, abriu o verbo sobre o tratamento que o Governo do Estado, tem dado ao que apoiaram e apoiam. Falando especificamente de Afogados da Ingazeira, que é seu reduto eleitoral, o vereador disse que a gestora do estado tem tratado os seus eleitores como oposição, que não tem acolhido solicitações de correligionários, e são cobrados diariamente por muitos que o apoiaram.
“Todos sabem que quem está mandando nas indicações é um assessor que está claramente com a oposição da governadora, não vamos citar nomes, todos sabem, isso vem desde as eleições municipais, mas acho que só o Palácio é que não sabe. Quero que fique claro que não vou estar contra Danilo Simões, que foi o candidato das oposições em outubro de 2024. Vou procurar as lideranças estaduais a nível de estado, a quem acompanho faz tempo, a exemplo do ex-senador Armando Monteiro, o ex-prefeito Miguel Coelho dentre outras lideranças, que nos apoiam há muitos anos. E todos que nos procuram estão completos de razão, eu e nós [do grupo] ficamos sem ter o que dizer, não recebemos sequer um sinal da assessoria da governadora. Não vou tomar decisões precipitadas, vou voltar em Recife e procurar conversar, se houver reciprocidade vamos tomar nossa decisão, se não houver, vamos tomar uma decisão. Só não queria que o Palácio me tratasse como oposição”, finalizou Zé Negão.
Abertas – A Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou que desde o dia 06 último encontra-se aberta às matrículas nas escolas da Rede Municipal de Ensino 2025 e vai até o próximo dia 22 de janeiro, das 7:30 às 13 horas, nas respectivas escolas.
Reunião – A Secretaria Municipal de Saúde da cidade da Ingazeira, realizou ontem (13) uma reunião de acolhimento dos profissionais da Atenção Primária, gestão e Coordenadores das áreas técnicas. Segundo a secretária municipal Fabiana Torres, dentro da reunião foi realizada uma oficina sobre o Financiamento da Atenção Primária que teve como objetivo principal capacitar os profissionais sobre o novo financiamento, indicadores , componentes do novo modelo es forma de registro dos atendimentos além de planejarmos as ações para o ano de 2025. O prefeito Luciano Torres, o vice-prefeito Djalma Nunes, os vereadores Djalminha, Chico de Bandeira, Joaquim Neto e da Presidente do Conselho de Saúde Donatila Nunes, estiveram presentes. “Para garantir melhores condicões de trabalho para os profissionais ( médicos, enfermeros, dentistas e ACSs), entregamos kits de trabalho”,disse Fabiana.
Na Compesa – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, iniciou a semana buscando resolver questões prioritárias para São José do Egito. Na manhã desta segunda-feira (13), esteve em reunião com Alex Campos, presidente da Compesa, para cobrar avanços em ações essenciais para o município. Entre as pautas discutidas, destaque para a ligação das águas das comunidades de Muquém e Papagaio, além da reforma da estação de tratamento de água da cidade, que é fundamental para garantir melhorias no abastecimento e na qualidade de vida da população. O o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo e o deputado estadual Wanderson Florêncio, acompanharam o gestor egipciense.
Disse – “Acredito firmemente que é nas cidades que a vida acontece e que as administrações locais, por estarem mais próximas da população, precisam de suporte efetivo para atender às demandas de suas comunidades. Esses recursos foram destinados ao longo do ano passado para ajudar ações conectadas à realidade dos municípios, fortalecendo a cooperação entre o Senado e as prefeituras”.(Senador Fernando Dueire, ao afirmar que o fortalecimento dos municípios foi prioridade no seu trabalho em 2024. A atuação do parlamentar foi marcada pela articulação de emendas e projetos que visam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas gestões locais nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana e saneamento básico)
Definiu – O prefeito de Tabira, Flávio Marques se reuniu ontem (13), com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude para definir os primeiros detalhes da folia de Momo. Na reunião, ficou decido que o Carnaval será realizado entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março de 2025, com a Secretaria de Cultura encarregada de planejar e coordenar toda a programação.
Abrir escritório– Em contato com este blogueiro, o suplente de vereador de Serra Talhada, Vaninho da Saúde (Podemos), confirmou que mesmo fora da Câmara Municipal, vai abrir um escritório político nesta quarta-feira para atender as demandas da população serratalhadense e continuar seu trabalho de fiscalização da gestão pública, não só em Serra Talhada, mas também na região. Vaninho da Saúde, obteve 1.544 votos sendo o 7º mais votado dos 17 parlamentares da casa e mesmo assim em virtude da matemática política ficou na suplência. “Além de continuar atuando junto a população de Serra Talhada e do Pajeú, tenho projeto para sair candidato a deputado federal nas eleições de 2026”, disse Vaninho.
Frase – “Ze Raimundo nem esperou o carnaval, já voltou para os braços da prefeita Márcia Conrado”. (Um político serratalhadense, em contato com este blogueiro, lembrando que no Congresso da UVP em Triunfo no dia 12 de dezembro, este blogueiro perguntou em uma roda de vereadores da Capital do Xaxado, se o vereador comeria a pamonha com a prefeita no São João, não deu nem tempo, Zé Raimundo vai logo brincar o carnaval com Márcia Conrado, afirmou o político)
Perguntar não ofende – Quando a Casa Civil vai se pronunciar sobre os cargos de contratados aqui em Afogados da Ingazeira e região do Pajeú?