Prefeita reeleita de Serra Talhada, Márcia Conrado, reflete sobre sua gestão, destaca principais conquistas e os desafios que marcaram o ano eleitoral, além de falar sobre o trabalho em conjunto com líderes políticos e a futura escolha do secretariado.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Finfa, a prefeita reeleita de Serra Talhada, Márcia Conrado, fez um balanço de 2024, destacando o crescimento político e o apoio recebido de líderes como o presidente Lula, a governadora Raquel Lyra, e outros nomes importantes. Ela enfatizou a importância do trabalho coletivo na administração. Sua gestão recebeu a maior votação da história da cidade, refletindo o apoio popular.
Márcia Conrado também destacou como a maior obra de sua administração foi a inclusão de comunidades antes negligenciadas, exemplificada pela melhoria na infraestrutura das escolas na zona rural, alinhando-se com o foco em cuidar das pessoas. Quando questionada sobre mudanças no secretariado, ela confirmou que os anúncios ocorrerão no dia 31 de dezembro, reforçando o papel vital dos secretários na gestão e o compromisso com o futuro de Serra Talhada.
A prefeita, por fim, comentou sobre sua habilidade em articular alianças políticas, afirmando que sua relação com o presidente Lula e a governadora Raquel Lyra, é pautada pelo respeito e pelo compromisso em gerar resultados concretos para a cidade. Ela também abordou o recente rompimento com o vereador Zé Raimundo, ressaltando a amizade que permanece, independentemente da política.
Blog do Finfa: Prefeita Márcia, gostaria que a senhora fizesse um balanço deste ano de 2024 e apontasse algo marcante nos quatro anos da sua primeira gestão.
Márcia Conrado: 2024 foi um ano desafiador. Um ano de eleições que evidenciou um aumento da agressividade em todo o Brasil. Tivemos um cenário de muitas acusações e disputas intensas, algo que preocupou a todos, mas, graças a Deus, a democracia prevaleceu.
Este ano, Serra Talhada conseguiu agregar diversos atores políticos importantes, algo fundamental para nosso desenvolvimento. Tivemos o apoio do presidente Lula, de Humberto Costa, Tereza Leitão, Fernando Dueire, além dos deputados federais Waldemar de Oliveira e Fernando Monteiro, que considero um Serra-talhadense de coração.
Também tivemos a presença da governadora Marília Arraes e de Sebastião, entre outros nomes que contribuíram para nossa vitória histórica.
Foi a maior votação da história de Serra Talhada, e isso reflete o trabalho entregue com muita dignidade, fruto do esforço conjunto de toda a equipe. Tivemos muitos desafios, como as mais de 100 denúncias ao Ministério Público, sendo que a maioria foi arquivada. Essas denúncias não tiraram o brilho da nossa gestão, mas mostram que enfrentamos dificuldades enquanto trabalhávamos com respeito e transparência. A população reconheceu isso, como ficou evidente nas urnas.
Blog do Finfa: Prefeita, a senhora fez uma administração exitosa, tanto que foi reeleita e tem aprovação da população serra-talhadense. Queria saber, nesses quatro anos, qual foi a maior obra que a senhora acredita ter servido de fato aos serra-talhadenses.
Márcia Conrado: Tivemos grandes obras, especialmente em infraestrutura, como o planejamento Vanete Almeida, que representa um investimento de R$ 90 milhões. Porém, acredito que a maior obra foi mostrar que governaríamos para quem era esquecido.
Nosso governo priorizou a inclusão e deu atenção àqueles que mais precisavam. Um exemplo claro é quando vamos à zona rural e entregamos escolas de qualidade, no mesmo padrão das que encontramos na cidade. Isso demonstra que nossa gestão colocou a dignidade e as necessidades da população como prioridade.
Blog do Finfa: A senhora vai anunciar um novo secretário antes do dia primeiro? Haverá pelo menos 50% de mudança no secretariado?
Márcia Conrado: No dia 31, vamos anunciar todo o secretariado. Estamos avaliando cuidadosamente, mas quero destacar que foi um time que realizou uma gestão exitosa. Sempre digo que as conquistas não foram apenas de Márcia Conrado, mas também de Márcio Oliveira, de todos os secretários e colaboradores.
Os resultados que alcançamos, como na educação, são fruto do esforço coletivo. Desde os serviços gerais, merendeiras, porteiros, todos trabalharam com muito carinho. Primeiro, quero agradecer a cada um que contribuiu nesses quatro anos. Para o próximo mandato, vamos escolher um time comprometido em cuidar cada vez mais e melhor da nossa população.
Blog do Finfa: Eu acompanho muito a senhora tanto em eventos em Brasília como em Recife e em outras cidades. Vejo que a senhora tem uma desenvoltura diferenciada junto ao presidente Lula, à governadora Raquel Lyra e ao PSB de João Campos. Como a senhora consegue distinguir o lado político do lado de amizade e ainda conquistar tanto para Serra Talhada?
Márcia Conrado: O propósito maior da nossa gestão é colocar Serra Talhada no momento que ela está vivendo hoje. Serra Talhada vive seu melhor momento, com recordes na geração de empregos, números excepcionais no Ideb, atendimento de saúde de qualidade e investimentos gigantescos em infraestrutura. Calçamos mais de 200 ruas nesses quatro anos.
Quando se trabalha com transparência, verdade e um propósito único, que é o povo, as pessoas enxergam isso. É isso que desperta nos parceiros a vontade de contribuir com uma gestão que realmente atende às necessidades da população.
Blog do Finfa: Como a senhora avalia a declaração do vereador Zé Raimundo, que há poucos dias anunciou um rompimento político?
Márcia Conrado: Zé Raimundo é um grande amigo, um amigo da família, desde a época do meu avô com o pai dele. Ele tem uma relação histórica com meu pai e minha mãe. Sempre digo que amizade é intocável. Tenho muitos amigos na oposição, e isso é apenas um momento político. Com sabedoria, cuidado e muito carinho, que é o que tenho pelo vereador Zé Raimundo, essas questões se resolvem.
Blog do Finfa: A eleição do CIMPAJEÚ mostrou que a senhora foi a mentora da união entre as duas chapas. Como a senhora avalia esse processo?
Márcia Conrado: Fico grata por esse reconhecimento. Os 20 municípios do CIMPAJEÚ enfrentam grandes desafios, assim como Serra Talhada. O consórcio existe para diminuir dificuldades, viabilizando políticas públicas. Duas chapas trariam divisões e tristezas para alguns grupos, mas não é isso que os municípios precisam agora.
O momento exige união, fortalecimento e foco para que as políticas públicas cheguem à casa dos moradores de Serra Talhada, Brejinho, Afogados da Ingazeira, Ingazeira e de todos os outros municípios.