Balanço – Em entrevista na última sexta-feira (20) quando da confraternização do Banco do Nordeste com a imprensa pernambucana, o presidente Paulo Câmara fez um balanço das ações do banco durante o ano de 2024.
Avaliou – Em entrevista esclusiva a este blogueiro, o Superintendente da Sudene, Danilo Cabral avaliou o trabalha da entidade no ano de 2024.
Com a palavra Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira – “Só no ano de 2023 foram transferidos quase R$ 2 milhões e até agosto de 2024 um pouco mais de R$ 5 milhões e oitocentos mil. Como no mínimo 70% das receitas do Fundeb são para remuneração dos profissionais da educação básica, iniciamos vários questionamentos a respeito dessas transferências, que estavam onerando a folha em valores bastante significativos. Com a polêmica levantada, fui até o Programa Manhã Total da Rádio Pajeú prestar algumas esclarecimentos, pois as informações no meio dos funcionários da educação estavam desencontradas e gerando muitas expectativas.E é bom que fique claro que o problema da Previdência Própria de Afogados da Ingazeira, já vem se arrastando há muitos anos, passando por várias gestões. Tudo que afirmei na Rádio Pajeú e que estou transmitindo para você é baseado em documentos, que posso apresentar caso seja necessário. Diante de tudo isso, esperamos que existam sobras, o que for de direito dos professores a eles seja destinado”. (Izilda Sampaio, Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS FUNDEB – do município de Afogados da Ingazeira, em conversa ontem com este blogueiro, sobre a principal fonte de receitas para custeio da educação básica pública do município, que é o FUNDEB)
Uma coisa chama a atenção deste blogueiro, é o posicionamento dos vereadores Romerinho Dantas, Patrícia de Bacana, Gerson Souza e Tadeu do Hospital, que eram adversários ferrenhos do prefeito eleito Fredson Brito. Agora estão todos unidos e abraçados com Fredson e Zé Marcos.
Por outro lado tem a candidatura de Albérico Tiago (Podemos), aliado de primeira ordem e primo legítimo do prefeito eleito Fredson Brito, que não conseguiu até o momento o apoio declarado do gestor eleito, segundo fontes egipcienses, Albérico é tratado como adversário.
“Agora vejamos os dois lados da moeda, os vereadores que se elegeram na Frente Popular e agora apoiam Aldo da Clipsi, são tratados como aliados pelo prefeito Fredson Brito, e os que apoiam a candidatura de Albérico Tiago, são os adversários. O jogo só beneficia um lado. Tadeu do Hospital que era suplente e virou vereador de mandato no governo de Evandro Valadares, agora virou defensor de Fredson Brito, Patrícia de Bacana só faz o que Augusto Valadares ordena, então o apoio de Albérico Tiago não serviu para Fredson?”, disse a fonte.Reuniu – A prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado, reuniu os vereadores reeleitos e eleitos para uma confraternização de final de ano. “Foi um dia especial para celebrar a união deste grupo de vereadores. Tenho muito orgulho de contar com parceiros tão dedicados, pois o sucesso de Serra Talhada é resultado do trabalho conjunto de quem prioriza o bem da nossa gente e da nossa cidade. É uma felicidade imensa ter ao meu lado vereadores comprometidos com o progresso de Serra Talhada”, disse a prefeita.
Agenda – Nesta segunda-feira (23), às 14:30 horas, a governadora Raquel Lyra entrega a obra de ampliação do abastecimento de água da Comunidade da Horta, localizada na Zona Oeste do Recife. A intervenção vai beneficiar cerca de 2,3 mil moradores com água potável todos os dias, eliminando o rodízio que existia no local. Em seguida, às 17 horas, a chefe do Executivo estadual participa de reunião anual do Sindaçucar no Bairro do Recife.
Frase – “Esse é o maior vespeiro das prefeituras. Desvio de recursos do FUNDEB para cobrir outras atividades”. (Ex-prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles, em contato com este blogueiro, sobre a denuncia de Izilda Sampaio do Fundeb de Afogados da Ingazeira)
Eleição – Acontece nesta segunda-feira (23), a eleição da nova diretoria do Cimpajeú, na sede da entidade, a partir das 09 horas. Luciano Torres, prefeito da Ingazeira, deverá ser reeleito para o biênio 2025/2026.
Perguntar não ofende – O que levou o pessoal da Casa Civil vir interferir em votos dos prefeitos associados ao Cimpajeú?