
Qual será a tônica no Pajeú – Prestes a completar 02 (dois) anos de gestão, a Governadora Raquel Lyra tem pela frente um cenário a ser enfrentado após os resultados da eleição municipal de 2024.
Todos se recordam, que o primeiro ato de governo da Governadora recém eleita em 2023, quando assumiu o Governo de Pernambuco, foi recrutar de volta para a estrutura governamental todos os servidores públicos do Estado cedidos a outros órgãos (Prefeituras, TCE, Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, dentre outros), o que não foi bem aceito, porque trouxe, naquele momento, uma certa paralisação da máquina pública, algo que foi revisto posteriormente pela gestora.
Passada essa fase inicial, o Governo passou a entender como funcionava a máquina pública no sentido macro e começou a aplicar seu modelo de gestão.
Todavia, passados quase dois anos do Governo Raquel Lyra, um fato que chama muita atenção e que está em debate são os espaços ocupados por opositores dentro da gestão pública atual.
Na região do Pajeú, onde acompanho de perto esta movimentação, o quadro que ainda permanece é de total normalidade nos órgãos, onde, aparentemente, a imensa maioria das vagas de contratos terceirizados/comissionados dos órgãos públicos (Compesa, GERE, GERES, IPA, SASSEPE, DETRAN, etc.), continuam sendo ocupados por pessoas ligadas e indicadas pelo governo anterior (PSB), o que tem causado desconforto na base aliada da governadora.
Na prática, se levarmos em conta os 16 (dezesseis) anos da gestão do PSB somados aos quase 02 (dois) anos da gestão atual, tem gente ocupando cargos terceirizados/comissionados a quase 18 anos, isto é, estão prestes a completar a maioridade.
Com o término das eleições municipais de 2024, acredita-se que este quadro deverá sofrer alterações significativas, pois abre-se a contagem para as eleições gerais de 2026, onde a governadora é candidata natural a reeleição e, pelo que tem se visto ultimamente, com o lançamento de grandes projetos para o Estado, como por exemplo a duplicação da BR 232 até Serra Talhada, já foi dado o start da campanha de 2026.
Evidentemente, que a chegada de novos gestores municipais ao poder e a saída de outros ligados a Governadora, acrescidos daqueles candidatos que não conseguiram sucesso nas urnas, mas obtiveram grandes votações nos seus municípios, espera-se a natural acomodação destas pessoas no governo, principalmente na condução estratégica da comunicação governo com as bases interioranas, hoje muito aquém do esperado, já que existe uma grande insatisfação quanto a condição deste assunto, uma vez que membros do governo estadual não tem dado atenção suficiente aos aliados da região do Pajeú, deixando muito a desejar quanto ao fator do alinhamento político de aliados com o governo do estado.
Agora é aguardar para saber como ficará esta nova configuração da estrutura do governo do estado no Pajeú e em outras regiões do Estado à partir de 2025, eis que o que estar no horizonte da Governadora é a própria reeleição e a reafirmação do seu trabalho. A grita que este blogueiro escuta de aliados de Raquel, é mudanças significativas de alguns cargos estratégico, que nada verdade anda há passos de tartagura. Aguardemos o que vai acontecer! 2025 promete!
Secretariado – Como este blogueiro anuncia com exclusividade o prefeito eleito de São JOsé do Egito, Fredson Brito, anunciou no último sábado (30), alguns nomes do seu secretariado. nunciar: Dr. Acidália Pessoa (Educação), Dr. Hugo Valadares (Saúde), Jackson Brito (Obras), Fausto Campos (Agricultura), João de Maria (Ação Social), falta ainda o prefeito anunciar Gilberto Costa (Procurador Geral) e Janailda esposa de Antônio Andrade, na Subprefeitura de Riacho do Meio e o restante do secretariado.
Agenda – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, comanda neste segunda-feira (2), a primeira reunião com os prefeitos eleitos e reeleitos na última eleição municipal. O encontro tem por objetivo mostrar aos novos gestores as ações já realizadas pelo Governo do Estado, ouvir as demandas municipais e alinhar novos projetos com os prefeitos. Será às 09 horas no Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife.
Anunciou – O Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou oficialmente as novidades do tradicional Réveillon do Distrito de São Vicente. O evento, que acontece em dois dias de festa, comemora a chegada de 2025 com a participação de bandas de destaque nacional, regional e local. A programação começa no dia 31 de dezembro com apresentação de Lucas Bass, Forró Dú Momento e Renato & Felipe Lima. No dia 1º de janeiro, a festa continua com os shows de Mano Walter, Forró do Nosso Jeito e Wanessa Messias. O evento, que já é tradição, reforça o compromisso do Governo Municipal com a cultura, a promoção do lazer e entretenimento para a população de todo o município, além do fortalecimento da economia local.
Recebem – O Ministério da Saúde divulgou, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), a relação dos 62 municípios que vão receber 90 unidades de saúde pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre as modalidades estão a construção de Unidades Básicas de Saúde, Centros de Parto Normal, Centros de Atenção Psicossocial, Centro de Regulação Samu, maternidades e aquisição de ambulâncias Samu 192. Em Pernambuco, os municípios de Ouricuri e Garanhuns serão contemplados com uma maternidade cada, enquanto Flores e Brejinho receberão uma ambulância do Samu 192.
Perguntar não ofende – Alguns aliados do prefeito eleito de São Jos´é do Egito, Fredson Brito, estão insatisfeito com o uncio do secretariado?
