Por: Nill Júnior
Esta semana, foi iniciado oficialmente o Encantos do Natal de Garanhuns.
A solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades da cidade, também teve um momento de puro encanto com o acendimento das luzes e um show de pirotecnia.
A noite também foi marcada pela abertura das praças, que entregam toda a beleza do Parque Encantado do Noel, tema do Natal da Cidade das Flores em 2024.
No Sertão, algumas cidades, como Arcoverde e Serra Talhada seguiram o bom exemplo e investiram no Natal iluminado, atraindo turistas, emprego e renda.
Mas outras cidades com vocação, como Afogados da Ingazeira, patinam. À exceção da iluminação da Catedral, fruto da Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Remédios, que já ocorre em dezembro, a cidade improvisa com uma iluminação geralmente reaproveitada de anos anteriores, sem profissionalismo, na base da gambiarra.
E a discussão nada tem a ver com o empenho dos artistas e profissionais envolvidos. Há pelo menos três anos, a sugestão à Prefeitura de Afogados e Secretaria de Cultura, é trazer profissionais envolvidos no projeto de Garanhuns ou outras praças para capacitar os responsáveis pelo trabalho em Afogados.
Não é só pelo caráter estético: é pela atração de turistas, geração de emprego e renda e valorização do potencial da cidade, que tem o conjunto arquitetônico, viário e de áreas como a Praça Arruda Câmara mais propícios para desenvolver um projeto como esse.
A bola está com a prefeitura de Afogados e Secretaria de Cultura e Esportes: se vão aprender com Garanhuns ou se vão recorrer novamente às gambiarras de anos anteriores…