A prefeita eleita da cidade, Pollyanna falou sobre seus planos, apoio de lideranças e a criação da Secretaria da Mulher
Pollyanna Abreu, eleita prefeita de Sertânia em 6 de outubro, destacou em entrevista ao Blog do Finfa os principais desafios da sua campanha e as mudanças que planeja para a cidade. Segundo ela, a população ansiava por renovação, especialmente nas áreas de saúde e educação. “Tivemos uma campanha difícil, mas o sentimento de mudança foi crucial para nossa vitória”, afirmou Pollyanna.
Entre as novidades de sua gestão, Pollyanna anunciou a criação da Secretaria da Mulher, extinta em gestões anteriores, mas que será instaurada novamente para fortalecer a defesa dos direitos femininos. Além disso, ela ressaltou o apoio de figuras políticas importantes, como o ministro André de Paula e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, que deram peso à sua campanha.
Com relação às prioridades para 2025, Pollyanna afirmou que vai focar em obras de infraestrutura, como calçamento e creches, além de destacar a caprinovinocultura, setor de grande importância para o município. A chegada de uma unidade da Universidade Federal de Pernambuco também está entre os projetos que considera fundamentais para o futuro de Sertânia.
Leia na íntegra:
Blog do Finfa: A senhora foi eleita para comandar a partir de janeiro de 2025 a cidade de Sertânia. Queria que a senhora avaliasse a campanha eleitoral, na qual chegou firme e forte para comandar a sua terra.
Pollyanna Abreu: Amigo Finfa. Exatamente. Tivemos uma campanha no último dia 6 de outubro, uma campanha muito difícil, mas conseguimos obter êxito. Trabalhamos muito, tivemos muitos parceiros, a oposição se uniu e chegamos à vitória.
Blog do Finfa: A senhora derrotou um grupo forte do atual prefeito Ângelo Ferreira, que está concluindo seu mandato. A população sertaniense acreditou na sua proposta?
Pollyanna Abreu: Exatamente. Tivemos muitas propostas de mudança. O sentimento da população também era de renovação. A cidade enfrentava muitos problemas na educação e na saúde, e nós chegamos com essa inovação. Vamos trabalhar muito por cada cidadão sertaniense.
Blog do Finfa: Sertânia pela primeira vez na história, será comandada por uma dupla de mulheres. Isso é inédito na sua terra, não é?
Pollyanna Abreu: É a primeira vez, sim. Somos duas mulheres, eu e Teresa. Acredito que as mulheres têm mais responsabilidade, mais compromisso. Eu e Teresa, além de tudo isso, temos uma grande união e faremos muito por Sertânia.
Blog do Finfa: Seu grupo político fez a maioria dos vereadores, no dia da sua posse também haverá a posse da nova mesa diretora. A prefeita Pollyanna Abreu vai interferir nessa escolha?
Pollyanna Abreu: Não, os vereadores já se reuniram e já escolheram o presidente.
Blog do Finfa: A senhora já anunciou quatro secretários, inclusive inovando ao trazer uma secretária de outro município, mas com experiência em administração pública. Quando os outros serão anunciados?
Pollyanna Abreu: Vamos anunciar o restante da equipe no início de dezembro. Faremos o anúncio de mais sete secretários.
Blog do Finfa: Então no seu governo terá 11 secretarias? A senhora me adiantou que haverá uma nova secretaria em seu governo.
Pollyanna Abreu: Sim, serão 11 secretarias. A nova será a Secretaria da Mulher. No passado, na gestão de Guga Lins, existia essa secretaria, mas foi extinta. Agora, com duas mulheres no comando da cidade, jamais poderíamos deixar de ter uma secretaria para defender os direitos das mulheres e lutar por elas.
Blog do Finfa: Eu presenciei durante a sua campanha que a senhora recebeu diversos apoios de políticos federais, estaduais, ministros e de diversos partidos. Isso foi um peso para sua vitória, com tantos apoios?
Pollyanna Abreu: Com certeza. Tivemos muitos apoios, como o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, Luciano Duque, Kaio Maniçoba, João Paulo Costa, Clodoaldo Magalhães. Temos um leque de amizades muito boas com esses deputados, que nos ajudaram bastante.
Blog do Finfa: O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também lhe ajudou, não foi?
Pollyanna Abreu: Sim, com certeza. O André, o Silvinho (Sílvio Costa Filho)… Tivemos uma gama de senadores e deputados federais e estaduais que nos apoiaram.
Blog do Finfa: Agora falando da gestão futura, a prefeita Pollyanna Abreu vai incentivar a caprinovinocultura no seu município?
Pollyanna Abreu: Com certeza. Precisamos urgentemente resgatar essa atividade. Sertânia já foi o berço da caprinovinocultura, mas, ao longo do tempo, essa força foi se perdendo. Queremos colocar a caprinovinocultura em evidência novamente a partir de 2025.
Blog do Finfa: O que a prefeita Pollyanna Abreu espera da governadora Raquel Lyra para o seu município a partir de janeiro de 2025?
Pollyanna Abreu: Espero muita parceria. Conversamos recentemente e, se Deus quiser, tanto eu quanto Raquel vamos trabalhar muito por Sertânia e por cada cidadão sertaniense.
Blog do Finfa: Para finalizar, qual será, na visão da prefeita Pollyanna Abreu, a obra emergencial no início da sua gestão para Sertânia?
Pollyanna Abreu: Nossa prioridade inicial será a construção de creches e a realização de muito calçamento, que já estamos planejando para Sertânia. Também temos uma obra muito importante na saúde. Sertânia será contemplada com a Universidade Federal de Pernambuco, e essa será uma das maiores conquistas para o município.