Mesmo com Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, a eventual disputa entre o ex-presidente e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026 é acirrada.
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas, um dos cenários indica empate técnico entre ambos, com vantagem numérica para Bolsonaro (37,6% ante 33,6% de Lula).
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Neste mesmo cenário constam ainda os nomes de Ciro Gomes (7,9%), Simone Tebet (7,7%) e Ronaldo Caiado (3,7%). Votos em branco, nulos e em nenhum somam 5,8%. Outros 3,8% não souberam ou não responderam.
O levantamento completo conta com dez eventuais cenários para o próximo pleito presidencial (veja abaixo). Foram ouvidos 2.014 eleitores nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 21 e 25 de novembro.
Ou seja, antes do inquérito sobre o plano de golpe que envolvia uma trama para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro e outros 36 nomes foram indiciados pela Polícia Federal (PF).