Um projeto de lei do deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) foi aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (05/11), tornando a tradição dos grupos de bacamarteiros como manifestação da cultura nacional, instituindo o dia 24 de Junho como o Dia Nacional dos Bacamarteiros e criando regras para facilitar o transporte dos bacamartes, dando segurança jurídica aos praticantes desta atividade.
Segundo o deputado, o PL 2419/2024 nasceu do diálogo com representantes do segmento e dá visibilidade nacional ao tema. “Nossa intenção é proteger essa cultura tradicional de Pernambuco e do Nordeste, garantindo que os bacamarteiros não sejam alvo de abordagens equivocadas, ignorando sua história e sua importância para população”, afirmou o deputado, em publicação nas suas redes sociais.
A proposta detalha as normas que vão disciplinar a atividade dos bacamarteiros em festividades típicas, além do transportes desses armamentos obsoletos, afim de evitar que os praticantes sejam punidos por vivenciar essa manifestação folclórica. O deputado Eriberto, por sinal, já vem dialogando com os representantes desse movimento desde o seu mandato como deputado estadual e colheu ideias que resultaram no presente projeto, dando dimensão nacional a uma tradição legitimamente pernambucana e nordestina.
Foto: Chico Ferreira