Home » Pernambuco » Vice-prefeito de Vitória de Santo Antão articula creches do Estado para a cidade

Vice-prefeito de Vitória de Santo Antão articula creches do Estado para a cidade

Professor Edmo Neves (PSDB), vice-prefeito reeleito de Vitória de Santo Antão vem articulando junto a secretária de Educação de Pernambuco a inclusão do município entre os que serão contemplados com a construção de Centros de Educação Infantil (CEIs). Sob a liderança do Prefeito Paulo Roberto (MDB), o vice-prefeito fez a articulação para indicação de três espaços onde o Governo de Pernambuco poderá construir três unidades dos CEIs. Um projeto que faz parte do Programa Juntos pela Educação.

Toda a articulação anterior culminou com uma reunião em julho deste ano, na sede da secretária Estadual de Educação, no bairro da Várzea, no Recife, quando o Professor Edmo esteve com o secretário-executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva, e com Charlis Cabral, que é assessor do gabinete do secretário-executivo.

Pela análise dos dados disponíveis, Natanael explicou ao vice-prefeito que os indicadores educacionais apontam a possibilidade da construção de até cinco creches no modelo ofertado pelo Estado, mas que no primeiro momento seria importante a indicação de três espaços onde poderia ser feita a construção.

No encontro também foram apresentadas todas as informações que seriam necessárias para a escolha dos espaços – com viabilidade técnica – para a construção dessas creches em Vitória. “No dia seguinte já reunimos a equipe do nosso gabinete e fomos pessoalmente visitar os três espaços que já tínhamos em mente. Fizemos um dossiê fotográfico e, além disso, buscamos todas as documentações exigidas: como planta baixa dos imóveis, as certidões dos cartórios, ficha do imóvel. Entregamos tudo exatamente como era necessário em ofício assinado pelo nosso prefeito no dia 24, dois dias depois da reunião, em tempo recorde”, disse o vice-prefeito de Vitória.

Uma das indicações feitas é no bairro de Redenção, um espaço do município que fica localizado na rua dois, onde funcionou um centro social. O outro local sugerido fica no bairro Nossa Senhora do Amparo, próximo à igreja matriz, onde funcionou a escola do Rotary. O terceiro espaço é numa área do próprio Governo do Estado no bairro de Conceição II, próximo à Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes e ao posto de saúde do bairro.

Em maio deste ano, a governadora Raquel Lyra autorizou a publicação da licitação do primeiro bloco de 51 Centros de Educação Infantil (CEIs). No evento, a governadora disse que espera lançar todos os blocos de licitações das creches até o fim deste ano. O prazo de execução das obras é de 12 meses. Até 2026 o Governo do Estado prevê a ampliação de 60 mil novas vagas em unidades de educação infantil.

“Com todos os três locais já considerados aptos para a construção dos CEIs, estamos na expectativa que a governadora Raquel inclua Vitória de Santo Antão entre os municípios contemplados nos próximos blocos de licitações e com a ajuda do Governo de Pernambuco possamos dar continuidade e, até ampliar, o projeto de investimento na educação das futuras gerações que a nossa gestão, sob a liderança do prefeito Paulo Roberto, vem fazendo”, disse esperançoso o vice-prefeito Edmo.

Com quase 400 anos de história, somente nessa gestão, Vitória de Santo Antão passou a ofertar vagas de creche para crianças de 0 a 3 anos, nos CEMEIs Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (no bairro do Maués); Professora Severina de Andrade Moura (no bairro do Lídia Queiroz); e Professora Margarida Maria Carneiro Lira; na Escola Municipal CAIC Diogo de Braga (no bairro de Água Branca); e nas escolas municipais da zona rural, Maria Helena dos Santos Dias (no Engenho Cacimbas); e Manoel Domingos (no distrito de Pirituba).

A proposta do Governo é construir os equipamentos de educação infantil e após entregar as estruturas, o Estado vai bancar o funcionamento por um ano e, em seguida, as creches ficarão sob responsabilidade das gestões municipais, que poderão usar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários