Um espaço urbano pensado para atender às necessidades de crianças e seus cuidadores. Essa foi a premissa do projeto viário desenvolvido pela Prefeitura do Recife nas ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital, e entregue à população nesta segunda-feira (7) pelo prefeito João Campos. As intervenções incluem a criação da Praça “Criançada na Rua”, além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária, visando aumentar a segurança e tornar o trajeto escolar mais agradável e lúdico.
“Primeiro viemos aqui ver como fica quando chovia e as crianças tinham que passar. Entramos na escola, conversamos com a equipe e fomos fazer a vistoria”, compartilhou o prefeito João Campos. “A ideia era fazer só uma rua, mas vimos que do lado também tava precisando. Depois, percebemos que sobrava espaço para uma praça e uma escadaria”, contou o gestor sobre a ideia do projeto, que se tornou possível graças à rede da Fundação Bloomberg, na qual Recife é parceira. “Precisávamos escolher uma rua para reforma viária. Decidimos trazer essa tecnologia para cá, o Jordão”, acrescentou.
O projeto considerou as vulnerabilidades e necessidades da comunidade, com foco especial nas crianças, visando tornar as ruas mais seguras, confortáveis e agradáveis para todos. A execução envolveu a participação de diversos órgãos, como a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), além das secretarias de Meio Ambiente e de Primeira Infância. A iniciativa contou ainda com o apoio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), através do Programa Streets for Kids (Ruas para Crianças).
Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, a formação de colaborações foi fundamental ao trazer o projeto à realidade. “É um trabalho que foi feito em parceria, não só as internas com a Prefeitura, mas também a GDCI, que é um órgão que dá todos os parâmetros para que a gente possa fazer isso”, disse. “Aqui é um local onde tem escola, residências, e essa mudança foi pensada nas crianças e seus cuidadores, para que a criança possa se sentir cada vez mais segura”, afirmou, ainda, sobre a importância do projeto.
Até o início de 2024, as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto não contavam com pavimentação, sistema de drenagem e espaços adequados para brincadeiras e caminhadas. Com três escolas localizadas na região, a CTTU estimou que, nos horários de pico, cerca de 1.200 pedestres, principalmente crianças, circulam pelas vias. Segundo levantamentos da autarquia, 90% das crianças vão a pé para as escolas, e 78% dos cuidadores não se sentiam seguros em permitir que elas brincassem nas proximidades, expressando o desejo por uma redução na velocidade dos veículos nas ruas ao redor.
Com base nesses dados e visando aumentar a segurança viária na área, a gestão municipal implementou medidas para controlar a velocidade dos veículos, como a instalação de chicanes, um design urbano que faz os carros trafegarem em zigue-zague, forçando a desaceleração. Como a maioria dos pedestres são crianças e seus cuidadores, a velocidade máxima permitida nas vias foi fixada em 20 km/h. Já no trecho da Avenida Maria Irene, entre as ruas 22 de Agosto e Silva Jardim, a velocidade máxima foi regulamentada em 30 km/h.
“Esse projeto é diferenciado em relação à infraestrutura social. Ele é completo, viemos iniciando com o básico, que é a implantação da pavimentação, da rede de drenagem e a melhoria da qualidade de vida”, contou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife. “Só que além disso a gente insere a participação das pessoas para poder fazer um projeto que as crianças usem. Não é simplesmente de mobilidade urbana, a gente pensa também no convívio, no lazer”, disse a gestora, sobre o papel da criançada na execução das obras.
Além disso, as faixas de rolamento foram construídas mais estreitas para ampliar as calçadas, que agora abrigam espaços para brincadeiras e mobiliário urbano. Foram instaladas duas faixas de pedestres elevadas e um platô, estrutura que nivela a calçada com a pista, proporcionando mais acessibilidade nas travessias. Entre os elementos lúdicos, destacam-se pinturas coloridas no chão que indicam o caminho para as escolas, além de jogos como amarelinha, alfabeto, pule e pontue, tornando o trajeto mais divertido para as crianças.
Bancos e árvores também foram instalados para garantir sombreamento e maior conforto térmico nas áreas de espera das entradas e saídas das escolas. Com a requalificação das duas vias, a circulação entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto passará a funcionar como um binário, ou seja, cada uma terá uma faixa de rolamento com fluxos de veículos em sentidos opostos. Assim, quem vem da Avenida Maria Irene poderá acessar a Rua Silva Jardim e retornar à mesma avenida pela Rua 22 de Agosto.
A diferença já pode ser vista no rosto dos pais, cuidadores e responsáveis, e também no barulho animado das crianças ao correrem em volta da praça, em meio à brincadeiras de escorrego e pequenas partidas de futebol. “Foi uma coisa muito boa porque essa rua era muito esburacada. Nos dias de chuva não conseguíamos nem trazer os alunos para a escola”, afirmou Lourdes Francisca da Silva, 37 anos, mãe de Sofia e Lorena, de 10 e 9 anos, respectivamente, ambas alunas da Escola Pastor José Munguba Sobrinho. Sobre o espaço de lazer, ela ainda brincou: “todos os dias quando larga, eu costumo dizer que a gente tem um contrato na praça porque assim que saem da escola, eles já ficam aqui e curtem bastante.”