Home » Pernambuco » Pernambucano Helder Vasconcelos leva espetáculo “Espiral Brinquedo Meu” ao Cena Nordeste Sergipe

Pernambucano Helder Vasconcelos leva espetáculo “Espiral Brinquedo Meu” ao Cena Nordeste Sergipe

O evento aporta em Aracaju, nos dias 11 e 12 de outubro, e será realizado na Concha Acústica do Centro de Criatividade, localizado no coração da capital sergipana.

No dia 12 de outubro, Helder Vasconcelos, criador da tradicional brincadeira de rua Boi Marinho, representará Pernambuco no Festival Cena Nordeste com o espetáculo solo “Espiral Brinquedo Meu”. A sétima etapa do evento acontece em Aracaju/SE nos dias 11 e 12 de outubro, será realizada na Concha Acústica do  Centro de Criatividade, localizado no coração da capital sergipana. A seleção de Vasconcelos foi feita por uma curadoria do Consórcio Nordeste, destacando sua contribuição à cultura popular da região.

“O teatro é a arte da presença do corpo em cena em uma relação com o público. Então a gente precisa existir circulando, viajando e encontrando. E é de grande potência um projeto como o Cena Nordeste que permite essa troca na região onde a gente se identifica, onde a gente precisa dessa troca para se potencializar. Eu fico feliz de fazer parte do Cena Nordeste e torço para que projetos assim se estendam ao longo do país e tenham uma vida longa”, disse Hélder.

Há 24 anos, Helder criou o Boi Marinho que faz parte do Carnaval pernambucano, mantendo viva a arte de rua com dedicação e resistência. Além de participar ativamente dos carnavais de Recife e Olinda, a brincadeira popular também se apresenta em festivais, centros culturais e escolas, levando a essência do folclore pernambucano para diferentes públicos.

Sendo assim, o espetáculo “Espiral Brinquedo Meu”, reúne ritmos, canções e figuras, criadas a partir da relação com o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural. O objetivo é não demarcar fronteiras entre música, dança e teatro. Nele, o artista revela uma maneira particular de se expressar, que ao mesmo tempo é dele e das pessoas com quem convive.

“É uma alegria ver Helder Vasconcelos representando Pernambuco no Festival Cena Nordeste. Seu trabalho com o Boi Marinho é uma expressão autêntica da nossa cultura popular, e o espetáculo ‘Espiral Brinquedo Meu’ traz à tona a riqueza das tradições locais. Iniciativas como o Cena Nordeste são fundamentais para promover a troca entre artistas e fortalecer nossa identidade cultural. Que esse festival fortaleça cada vez mais a cultura nordestina”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula

Entenda o festival:

O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste. O projeto começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e deve passar por todos os estados da região, assim, todos terão a oportunidade de ser anfitriões.

Além disso, foi atribuída uma linguagem cultural distinta a cada um dos estados. A Paraíba ficou responsável pelo graffiti, Sergipe e Alagoas pela cultura popular, o Maranhão pela música, o Piauí pelo forró, Pernambuco pelo audiovisual, Rio Grande do Norte pelo teatro, Ceará pela dança e Bahia pelo circo.

Após a passagem por Teresina, o Cena Nordeste deve passar ainda por Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários