Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

TAL QUAL O BEIJA FLOR

Para melhor exemplificar a ação que comentaremos em nosso diálogo desta data, transcrevo este conhecido texto: “A fábula do Beija-flor: Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza. Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo: – Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo. Os animais riram dele e disseram: – Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio! E o beija-flor replicou: – Estou fazendo aquilo que posso.”

Feita a leitura do fábula vamos aos atores sobre os quais falaremos hoje. É uma entidade que atua em todo mundo, fazendo um trabalho parecido com ação do beija flor, que neste ano completa cento e sessenta anos de fundação. Trata-se do Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV organização criada sob influência do filantropo suíço Henry Dunant, em Genebra, no ano de 1864,com o nome Comitê Internacional de Socorro aos Feridos. A ideia nasceu após experiência vivenciada em Solferino – Itália, que originou o livro “Lembranças de Solferino”.

Para muitos estudiosos do assunto esta organização foi propulsora das Convenções de Genebra e sua ação solidária tem abrandado o sofrimento de pessoas em todo universo nestas dezesseis décadas de existência. Julgamos que a ação do CIVC se assemelha com ação do beija flor quando comparamos seu contingente dedicado a fazer o bem com as ações desnudadas de qualquer sentido humanitário promovidas pelos “senhores das guerras” com trajes de gestores de alguns países e organizações espalhadas pelo mundo, verdadeiros incendiários.

Os relatos captados no Sudão, na Ucrânia, no Afeganistão, em Karabakh e nos territórios ocupados por Israel envergonham qualquer ser dotado de civilidade. Viva o CICV, abaixo os conflitos e os desníveis sociais.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários