Conhecidas por compartilharem até o dia do aniversário, Recife e Olinda, as cidades-irmãs, viveram mais um momento simbólico dessa união neste domingo (29). O prefeito da capital pernambucana e candidato à reeleição, João Campos (PSB), promoveu uma carreata conjunta com Vinicius Castello (PT), postulante a prefeito da Marim dos Caetés. Além de demonstrar o alinhamento político entre as campanhas, o ato também evidenciou o compromisso dos candidatos com a população das áreas limítrofes das duas cidades. Uma multidão acompanhou a carreata por ruas e ladeiras de 13 bairros, totalizando 15 quilômetros percorridos.
Intitulado “Carreata da Pressão”, o ato começou na Avenida Dr. Jayme da Fonte, em Santo Amaro, na área central do Recife, e seguiu para a Zona Norte, passando por Campo Grande, Peixinhos, Campina do Barreto, Água Fria, Cajueiro, Bomba do Hemetério, Linha do Tiro e Beberibe. Na outra margem do Rio Beberibe, o trajeto incluiu os bairros de Águas Compridas e Alto da Bondade, em Olinda, e os trechos olindense e recifense do Passarinho, com finalização no bairro de Dois Unidos, na capital.
“Estamos aqui em mais uma carreata. É Vinicius e João, é Olinda e Recife”, declarou João Campos, que, durante o trajeto, visualizou conquistas entregues em sua gestão, como a requalificação do Campo do Onze, em Santo Amaro, e aproveitou para reforçar compromissos como o de promover obras de urbanização no entorno do Rio Beberibe, que ganhará um parque linear. “Em Olinda, o povo quer mudança e estamos aqui para renovar. Olinda é 13 e Recife é 40”, complementou Vinicius Castello.
Também participaram do ato o candidato a vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, ex-prefeita de Olinda e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a deputada estadual e presidente do PSB de Olinda, Delegada Gleide Ângelo, e postulantes aos cargos de vereador e vereadora das duas cidades. A carreata marcou mais um capítulo da reta final da campanha, que, nos últimos dias, levou eventos semelhantes para oito bairros das zonas Oeste e Sul do Recife e para a região do Ibura e da Cohab, no limite entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.