Agenda de Alckmin em Pernambuco
Os compromissos de Alckmin começam às 10 horas da manhã, na abertura do 13ª edição do Fórum Nordeste, que ocorrerá no Mirante do Paço, espaço de eventos no Centro da cidade. O vice-presidente estará acompanhado da governadora Raquel Lyra (PSDB).
O evento foca em discutir soluções para manter o desenvolvimento econômico sustentável no Nordeste, principalmente voltado para mudanças nas matrizes energéticas utilizadas.
Do mesmo partido do prefeito e candidato à reeleição no Recife, João Campos (PSB), Alckmin parte para Prefeitura da cidade, onde terá uma reunião com o líder do Executivo às 12 horas. O objetivo do encontro não foi apresentado.
Indo para Mata Norte, Geraldo Alckmin também planeja visitar na segunda-feira o Polo Automotivo Stellantis, localizado em Goiana. Os planos do vice-presidente incluem um encontro com o presidente da empresa, Emanuele Cappellano.
Ainda na segunda-feira, Alckmin volta para o Recife, onde participará às 17h40 de uma programação itinerante vinculada com o Programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
A ação vinculada ao projeto para contribuir com a digitalização de micro, pequenas e médias empresas ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro.
Lula em Recife
Existem rumores de que o presidente Lula virá ao Recife no mês de setembro para apoiar seus candidatos à Prefeitura no Estado. Um dos principais nomes nessa lista é o próprio prefeito João Campos, que busca a reeleição na cidade.
Com ampla vantagem nas pesquisas de intenção de voto, antes da campanha eleitoral houve ampla discussão sobre quem seria o vice do socialista.
Apesar do PT não apresentar uma candidatura própria para o Recife pela primeira vez no século XXI, Campos preferiu seu ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB).
Mesmo com tensões dentro do diretório do PT, Lula apoiou a escolha de João Campos e manteve parte considerável do Partido dos Trabalhadores alinhados à Frente Popular do Recife, coligação do prefeito.
Alckmin, inclusive, também estava na Convenção do PSB que aprovou a candidatura de João, em um sinal de apoio do presidente Lula.