Secretaria de Saúde fará busca ativa às vítimas da tragédia, devido a eventuais traumas sofridos em função do acidente. Defesa Civil analisará a estrutura preservada e verificará o método mais adequado para proceder com a remoção da estrutura que desabou
A partir deste sábado (31), a Prefeitura do Recife inicia novas frentes de trabalho para acompanhamento das vítimas da tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e para a remoção da estrutura que desabou no local, nesta sexta-feira (30). Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil, ao lado da empresa que ficará responsável pela retirada dos materiais, iniciarão os estudos técnicos para traçar o planejamento para remover o mais breve possível os objetos. Também amanhã a Secretaria de Saúde do município iniciará a busca ativa das pessoas que sofreram ferimentos no trágico ocorrido no intuito de oferecer acompanhamento psicológico. Hoje, a gestão municipal decretou luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento.
Equipes operacionais da Defesa Civil vão analisar a estrutura preservada do santuário e verificar a forma para proceder a remoção da estrutura que desabou. O objetivo é definir os procedimentos técnicos para, logo em seguida, iniciar a retirada dos materiais, evitando maiores danos à estrutura que restou do local. Esse trabalho deverá se estender pelos próximos dias.
Em paralelo, a partir desse sábado, a Secretaria de Saúde do Recife vai disponibilizar acompanhamento psicológico às vítimas devido aos fortes traumas sofridos em função da tragédia. Os atendimentos iniciarão tão logo os feridos recebam alta médica dos serviços de saúde aos quais foram socorridos. O trabalho será oferecido por psicólogos da rede municipal de saúde do Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram socorridos 25 pessoas para diversas unidades médicas, tendo sete recebido alta até o final da noite dessa sexta-feira.
LUTO OFICIAL E AÇÕES DE PRONTA RESPOSTA – A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra nessa sexta-feira. O trágico que levou duas pessoas a óbito, além de 25 feridos.
Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais.
O socorro imediato foi realizado por 36 profissionais do SAMU Recife, com o apoio de 2 Unidades de Suporte Avançado, 6 motos e 1 aeronave SAMU/PRF e também fez o monitoramento das vítimas já encaminhadas a diversas unidades de saúde. Além disso, a Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, situada ao lado do santuário, funcionará 24 horas para prestar atendimento de familiares e moradores da localidade, diante do ocorrido.
A Secretaria Executiva de Assistência Social prestou apoio às famílias das duas vítimas que foram a óbito, com equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto do Mandu, onde foi oferecido auxílio funeral, apoio na identificação dos corpos e transporte dos parentes ao Instituto de Medicina Legal (IML). Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realiza o monitoramento do entorno do Santuário e no acesso ao Morro da Conceição. A Guarda Municipal está dando apoio no entorno do local para a preservação do espaço sacro.