Petrolina registra mais uma conquista histórica, desta vez voltada às políticas sociais. O município sertanejo registrou uma nota de 4.5 no Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS). O município alcançou sua maior nota na história e manteve a posição de liderança com relação as cidades de grande porte, sendo referência para todo o Brasil. O indicador avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), através das políticas implementadas e executadas pelo governo municipal.
O índice segue uma avaliação com nota de 1 a 5, quanto maior, melhor a qualidade do serviço. O resultado da avaliação indica avanços importantes na assistência social do município, refletindo melhorias na gestão e na qualidade dos serviços ofertados à população. Em 2016, o índice era de 2.26. O crescimento da nota no IDCRAS é um reconhecimento importante da eficácia das políticas e serviços confirmando o forte compromisso com a melhoria das condições de vida das famílias.
O prefeito destacou o trabalho das equipes envolvidas, agradeceu e reforçou o compromisso com a continuidade e expansão das iniciativas bem-sucedidas. Esses indicadores sociais ajudam a pautar agendas políticas, qualificar debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas.
“Desde 2017 estamos avançando e sendo referência na área da assistência social. Isso se deve ao compromisso e responsabilidade para seguir num contínuo aprimoramento do atendimento à população. Mais uma vez, somos destaque nacional com políticas públicas de qualidade. Isso vem para confirmar que estamos no caminho certo e continuaremos muito forte, cuidando da nossa gente. O social é prioridade da gestão. Sempre digo que nossa palavra de ordem é acolher, em especial, os que mais precisam” , destacou Simão Durando.
Nos últimos anos, o município tem qualificado o atendimento e a infraestrutura de todos os serviços socioassistenciais, principalmente, dos CRAS e do serviço do Cadastro Único. O município ganhou recentemente um moderno Centro Administrativo de Assistência Social, na área central de Petrolina, ampliando o acesso da população, fortalecendo assim a política do Sistema único de Assistência Social na cidade.