Prefeito do Recife e candidato à reeleição cresceu 12 pontos percentuais na pesquisa espontânea do Datafolha desta quinta-feira
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra o atual prefeito, João Campos (PSB), liderando a corrida para a prefeitura do Recife nas eleições deste ano. O gestor, que é candidato à reeleição, largou com a maior vantagem da história das eleições da capital pernambucana nesta primeira amostragem feita pelo instituto durante o período da campanha. Com 76% das intenções de voto no cenário estimulado, João aparece com folga frente aos adversários.
João Campos tem quase cinco vezes o percentual de votos dos demais postulantes ao cargo majoritário. O segundo lugar ficou com o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que obteve 6%. Já o ex-secretário de Turismo do Governo de Pernambuco, Daniel Coelho, alcançou 5%. Na sequência, a deputada estadual Dani Portela surge com 4% e o candidato Técio Teles aparece com 1% das intenções.
No cenário estimulado, são apresentadas as opções para o entrevistado escolher a sua preferência. O Instituto Datafolha ouviu 910 eleitores no Recife, entre os dias 20 e 21 deste mês de agosto. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi publicado pela Folha de São Paulo e pela TV Globo e tem registro na Justiça Eleitoral sob o número PE-06023/2024.
Seguem os números de todos os candidatos na pesquisa:
João Campos: 75%;
Gilson Machado: 6%;
Daniel Coelho: 5%;
Dani Portela: 4%;
Tecio Teles: 1%;
Em branco/nulo/nenhum: 5%;
Não sabem: 2%;
*Ludmila, Victor Assis e Simone Fontana não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, João Campos tem 51% das intenções de voto. Da pesquisa anterior para esta, ele cresceu 12 pontos percentuais. Gilson Machado tem 4%, Daniel Coelho, 1%, e Dani Portela também 1%. Outras respostas somaram 4%, enquanto branco nulo e nenhum são 4%. Disseram, na pesquisa espontânea, que não sabem em quem votariam 32% dos entrevistados. Em julho, João Campos tinha 39% na espontânea, enquanto Gilson tinha 2% e Daniel, 1%.