Home » Afogados da Ingazeira » Dia Municipal do Tabaqueiro no mês de agosto, falta de criatividade? Ou não ter o que mostrar?

Dia Municipal do Tabaqueiro no mês de agosto, falta de criatividade? Ou não ter o que mostrar?

Por Pedro Araújo

No dia 27 de julho de cada ano, celebra-se o Dia Municipal do Tabaqueiro em Afogados da Ingazeira, fruto da Lei nº 0870, de autoria do então vereador, e hoje secretário Municipal de Cultura, Augusto Martins. A data era para ser comemorada em 27 de julho, pelo teor da Lei. Mas neste sábado (10), foi mais uma vez comemorada em pleno mês de agosto.

Como é sabido pelo mundo, o Natal é comemorado no mês de dezembro por anteceder o final do ano. O Carnaval é comemorado no mês de fevereiro e algumas vezes no início de março, que é quando saem as ruas os famosos tabaqueiros, coisa tradicional em diversas cidades Brasil afora.

A Semana Santa é comemorada 40 dias após as festas de momo. Todo nordestino sabem que as festividades juninas são comemoradas entre os meses se junho e julho, onde os festeiros vestem suas roupas quadriculadas e vão dançar quadrilhas, em volta das fogueiras de São João e São Pedro.

Numa lógica de que tudo se comemora em suas épocas, coisa que se tornaram corriqueiras e até normalizadas. Agora, comemorar dia do tabaqueiro em julho ou agosto é coisa que só se ver na cabeça daqueles que não inspiram criatividades, ou simplesmente por não ter o que mostrar no âmbito de secretarias municipais para agradar a quem quer que estejam no poder. Porque não atentaram e colocaram a data comemorativa aos tabaqueiros para o mês de janeiro? Que antecede o Carnaval?

Mas uma pergunta fica no ar: Por ser comemorado este ano no dia 11 de agosto, o que fizeram para comemorarem o Dia dos Pais? É no mínimo estranho abrir uma data tão importante, mesmo para aqueles que não estão mais ao lado dos seus genitores, com um monte de barulhentos tabaqueiros, com seus extravagantes chocalhos, principalmente durante a noite, onde muitos moradores já estão nos seus descansos, pessoas idosas e crianças que dormem cedo, ter que aguentar mais essa falta de criatividade. É de cair o queixo saber que tem quem aprove tamanha falta de nexo.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários