Home » Afogados da Ingazeira » Bombeiros em Afogados da Ingazeira em situação de abandono

Bombeiros em Afogados da Ingazeira em situação de abandono

Escutando ultimamente, as críticas por parte da população afogadense e parte da região do Pajeú, dos serviços que a Seção de Bombeiros de Afogados da Ingazeira, presta a população pajeuzeira, me fez procurar saber a real situação que os profissionais daquela unidade vive no momento.

Constatei que às condições insalubres em que são submetidos os militares que ali atuam, com infraestrutura precária, falta de equipamentos e viaturas inoperantes é exemplo de abandono pelo poder público.

Esta seção conta com apenas cinco homens, escalados diariamente, para atender todo tipo de ocorrência, cobrindo além de Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira, Carnaíba, Solidão, Quixaba e Tabira.

Sei que no momento é frequente a população fazer o próprio socorro e não mais acionar os Bombeiros, pela constante falta de viaturas. Não podemos culpar os militares que ali laboram, uma vez que fazem o possível e por vezes o impossível para prestarem um serviço adequado a população, no entanto a falta de equipamentos, viaturas sucateadas, efetivo bastante reduzido e dependência da Unidade de Serra Talhada para gerir suas demandas dificulta a melhoria do serviço.

Gostaria de lembrar a governadora Raquel Lyra e ao novo Comandante do Corpo de Bombeiros o coronel Francisco Cantarelli, que a população Afogadense contribui com a “taxa de bombeiros” desde 2014, enquanto existem outras cidades que ainda não contribuem com a citada taxa, mas possuem prestação de serviço exemplar, como é caso de Salgueiro, que possui um Grupamento Sede e recheado de efetivo e viaturas novas.

Apesar da população afogadense, reclamar constantemente dos serviços da corporação dos Bombeiros, fui informado por uma fonte, que o Governo Municipal, também não faz por onde ajudar a Seção, deixando o baixo efetivo que tanto se reforça, sem nenhuma ação concreta por parte da Prefeitura Municipal. Seria até oportuno que o gestor, fosse pelo menos fazer uma visita para constatar as condições de trabalho que os policiais trabalham.

Até quando estaremos à mercê desta situação? Precisaremos esperar ocorrer um incêndio de grandes proporções? Ou será que deverá ocorrer alguma fatalidade com alguém por falta de socorro? Fica aqui registrada a denúncia para o Governo do Estado, com a situação precária em que vivem os militares desta Seção e com a carência de prestação do serviço para a região do Pajeú.

Resta agora que seja tomada providências urgentes, por parte do Governo do Estado, e que quem sabe se a governadora não se sensibilize e faça a Seção do Bombeiro de Afogados da Ingazeira, se tornar um Grupamento com os devidos equipamentos novos e funcionando, além de um efetivo que atenda as demandas da sua abrangência.

 


Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Seu Zé
3 meses atrás

Um verdadeiro descaso. ABSURDO!!!