Acompanhamento é realizado de forma permanente pela gestão, através da Emlurb, garantindo o uso à população, e manutenção e limpeza da área das fontes são feitas semanalmente
A Prefeitura do Recife informa que a água da fonte do novo Parque da Tamarineira é clorada e passa por protocolo de higienização permanente, sendo apta para o banho. Laudos de acompanhamento, submetidos a uma análise técnica, comprovaram que a água contém coliformes totais, com matérias naturais que resultam do solo e das folhagens. Não foi detectada a presença de coliformes fecais, isto é, qualquer contaminação a partir de bactérias do intestino dos animais.
Semanalmente, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realiza a manutenção e limpeza da área das fontes do Parque. O sistema do equipamento conta com filtração e cloração similares aos ofertados em piscinas, com lavagem de piso e tanques com detergentes, além da troca da água seis vezes ao longo da semana. Diariamente é realizada a cloração e medição do ph e nível de cloro da água.
A ação de lavagem ocorre no turno manhã às segundas-feiras, com o acionamento das fontes sendo retomado a partir das 13h. Nos demais dias da semana, a programação permanece normal e com as trocas de águas sendo realizadas após o encerramento das apresentações da fonte no final do dia.
A fonte do Parque da Tamarineira não é a primeira destes moldes implantada em um município e recebe o mesmo procedimento adotado em outras cidades do Brasil e ao redor do globo.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife