Maior conjunto político das eleições do Recife, a Frente Popular se reuniu, nesta segunda-feira (22), para formalizar o apoio de 12 partidos à reeleição do prefeito João Campos. O movimento ocorreu durante reunião, realizada em um hotel da Zona Sul da capital pernambucana, com dirigentes nacionais e estaduais, além de outros representantes das legendas. Na ocasião, o grupo também referendou a indicação de Victor Marques (PCdoB) para compor a chapa majoritária como pré-candidato a vice. Ele integrou o secretariado do Recife, tendo atuado como chefe de gabinete do prefeito de 2 de janeiro de 2021 até 6 de julho deste ano.
Compõem a Frente Popular do Recife os partidos PSB, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB. Essa unidade foi exaltada pelo prefeito João Campos. “Temos uma tradição de fazer frentes amplas, que têm capacidade de realizar. Que bom que a gente chega aqui com essa unidade construída. O que nos trouxe até aqui foi a capacidade de fazer essa caminhada e não se deixar vencer pela pressa. E a participação do presidente Lula foi decisiva. Foi um processo que levou tempo e resultou em escuta e construção”, afirmou.
João Campos também destacou a indicação de Victor Marques para a chapa majoritária como fruto dessa capacidade de construir e fazer gestão. Como auxiliar do prefeito na atual gestão, ele teve um papel ligado à promoção da intersetorialidade entre os trabalhos das secretarias municipais e a rotina do prefeito. “Temos a oportunidade de estar fazendo um governo de muita entrega e o prefeito não faz isso só. Victor representa essa forma de fazer gestão e fazer política, com a mansidão da escuta e a firmeza na decisão”, elogiou.
No mesmo sentido, o pré-candidato a vice-prefeito realçou a liderança do prefeito João Campos nesse processo e disse que será uma honra dividir com ele a chapa da Frente Popular pelo PCdoB. “Tenho a honra imensa de estar em um partido centenário e tenho certeza de que poderei contribuir com esse partido. Recebo com muita alegria essa indicação. Contribuí desde o primeiro dia da gestão ao lado do prefeito e tenho certeza de que, se assim o povo quiser, vou poder contribuir ainda mais”, disse Marques.
UNIDADE – No Recife para participar do encontro, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou o PCdoB como um parceiro histórico da sigla socialista no Recife e enfatizou ainda a relação com o PT, que tem pré-candidatos apoiados pelo PSB em diversas cidades brasileiras. “O PCdoB é um velho aliado, assim como o Partido dos Trabalhadores, a quem nós agradecemos pelo diálogo fraterno. Há uma relação entre os dois partidos que consolida uma relação histórica desde 1989, na primeira campanha do presidente Lula. Há uma reciprocidade de apoios no país inteiro”, declarou.
Já a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, lembrou que o partido contribuiu com o processo de discussão sobre o candidato a vice na chapa à reeleição do prefeito João Campos e disse que a legenda se sente contemplada pela escolha sacramentada na reunião da Frente Popular. “O PT está unido em torno do prefeito João Campos. O nosso partido estará firme e presente, fazendo campanha para que esse trabalho que ele vem desenvolvendo possa seguir”, assegurou.
O encontro teve a participação dos seguintes presidentes de partidos: Sileno Guedes (PSB-PE), Gabriel Leitão (PSB Recife), Doriel Barros (PT-PE), Cirilo Mota (PT Recife), Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Marcelino Granja (PCdoB-PE), George Braga (PCdoB Recife), Raul Henry (MDB-PE), Edmar Oliveira (DC-PE), Fábio Bernardino (Agir-PE) e Daniel Guimarães (PMB-PE), além da vice-presidente da Regional Nordeste do Solidariedade, Marília Arraes.
Também compuseram a mesa os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos), Carlos Veras (PT), Fernando Filho (União Brasil), Iza Arruda (MDB), Pedro Campos (PSB) e Waldemar Oliveira (Avante), o deputado estadual licenciado Antonio Coelho (União Brasil), o ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e o ex-assessor do Ministério das Relações Institucionais Mozart Sales (PT).
A Frente Popular voltará a se reunir em sua convenção no dia 4 de agosto, no Clube Português do Recife.