O deputado federal Carlos Veras, único representante do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco na Câmara Federal, integrou a comitiva nacional do PT em missão oficial à China para participar do VII Seminário Teórico entre o Partido Comunista da China e o Partido dos Trabalhadores, que há 40 anos promove o diálogo e troca de experiências entre os participantes.
“Retornei ao Brasil com uma bagagem cheia de informações e experiências, e também uma nova perspectiva sobre o papel do Estado no desenvolvimento social e econômico. Acredito firmemente que investir em políticas públicas de educação, saúde, mobilidade, sustentabilidade, inovação, ciência e tecnologia é fundamental para promover a inclusão e para superar a extrema pobreza”, resumiu Veras. A delegação do PT foi chefiada pela presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann, e incluiu parlamentares das cinco regiões do Brasil.
A comitiva foi recebida por autoridades chinesas e cumpriu uma intensa agenda de atividades, que incluiu quatro cidades, entre elas Pequim e Xangai, além de visitas a comunidades que superaram a pobreza com iniciativas sustentáveis. O VII Seminário Teórico debateu temas relacionados ao desenvolvimento social e sustentável, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos povos brasileiro e chinês.
O intercâmbio incluiu visitas a empresas em Fujian, onde conheceram a CATL, uma gigante na produção de baterias, especialmente para veículos elétricos, e a Fuhao Group, líder na fabricação global de vidros. Os integrantes da comitiva também tiveram a oportunidade de conhecer importantes símbolos e pontos culturais da China, como o Museu do Partido Comunista da China, os Parques Tecnológicos das empresas chinesas Zhongguancun e PowerChina, além das emblemáticas Grande Muralha e Cidade Proibida.
O parlamentar destacou a importância do intercâmbio entre os países para o desenvolvimento industrial, especialmente em tempos de esforços para fortalecer a indústria brasileira liderados pelo governo Lula. Ele ressalta a importância da visita para os laços político-econômicos entre Brasil e China. “A parceria com a China é fundamental nesse processo, juntos podemos alcançar grandes feitos e enfrentar os desafios do século XXI”, declarou o deputado sobre a experiência.