No Dia Internacional do Jovem Aprendiz, a vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause participou, nesta quarta-feira (24), da abertura da “Jornada de Qualificação Jovem”. A iniciativa oferece 15 cursos com temas relevantes para o mundo do trabalho e negócios para a população de 14 a 29 anos. “Esses cursos são importantes para preparação e o desenvolvimento de habilidades que, anteriormente, não se tinha tanta atenção como as interpessoais e emocionais. Com esses cursos, nossos jovens terão a oportunidade de desenvolvê-las desde cedo e dessa forma serem mais competitivos no mercado”, declarou Priscila Krause. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) é de atender os jovens de todo o Estado com até 10 mil vagas nesses cursos.“Com essa jornada, nós queremos formar tanto os jovens que estão em nossa rede de ensino e que já estão buscando oportunidades no mercado, mas também vamos atender aqueles que nem estudam, nem trabalham. Para esse público, essa jornada é ainda mais importante na busca de novas oportunidades”, disse a vice-governadora durante o lançamento da iniciativa no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE). “Em 2023, fechamos o ano como um dos três maiores Estados do Nordeste na geração de empregos, e neste ano de 2024 continuaremos com o mesmo desempenho investindo em ações como essa”, completou Priscila Krause.
Os conteúdos serão ministrados no formato online, por meio da plataforma da organização parceira, Junior Achievement (JA Brasil), e as inscrições já estão abertas no site da SEDEPE (www.sedepe.pe.gov.br). De acordo com a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, as formações oferecidas dialogam com as tendências e demandas atuais do mercado de trabalho e as capacitações abordam quatro linhas temáticas: Autoconhecimento, Tecnologia, Marketing Digital e Empreendedorismo.“As transformações no meio profissional estão cada vez mais rápidas, abrindo um universo de possibilidades, mas, também, de exigências. É fundamental prepararmos os jovens pernambucanos para poderem abraçar oportunidades, colocar suas habilidades em prática e gerar sua renda”, afirmou a secretária Amanda Aires.
Estiveram presentes no evento a Secretária em Exercício de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Teresa Medeiros; o Secretário de Criança e Juventude do Estado, Ismênio Bezerra; a Secretária Estadual da Mulher, Mariana Melo; a Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Simone Brasil; a Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia dos Anjos; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro Cavalcanti; o Diretor da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), Durval Lins; o vereador do Recife Doduel Varela; e o Analista de Produtos Educacionais da ONG Junior Archievement, Jonathan Barreto.