A 10ª Semana do do Bebê do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), será encerrada neste domingo (28), no Marco Zero, no bairro do Recife, com shows, brincadeiras e atividades lúdicas. A partir das 15h, crianças e suas famílias poderão se divertir com os shows de Fada Magrinha, Tio Bruninho e Mari Bigio. Além das apresentações do palco principal, estão previstas na programação atividades lúdicas com o Espaço Novo Quintal, oficina de pintura de rua com Casa das Asas, brinquedos infláveis e oficinas infantis no Laboratório de Formação Itinerante da Primeira Infância. O público contará ainda com serviços de fraldário, por meio do Espaço Mãe Coruja, e vacinação contra a influenza, sob a coordenação da Secretaria de Saúde do Recife.
Com o tema “Uma cidade para a Primeira Infância”, a Semana do Bebê do Recife promoveu, ao longo desta semana, cerca de 950 atividades em todas as regiões da cidade. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade. Instituída em lei, a Semana do Bebê do Recife, importante estratégia de mobilização social, completa uma década dando prioridade ao fortalecimento dessas políticas públicas no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, e entre outras, e oportunizando o resgate do afeto e elos familiares e sociais como estimuladores do desenvolvimento infantil.
ENCONTRO NACIONAL URBAN 95 – Paralelo às atividades da Semana do Bebê, a cidade do Recife sediou o Encontro Nacional Urban95. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades que compõem a Rede Urban95, iniciativa que incorpora as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas em programas e políticas públicas, conheceram programas e serviços que fazem Recife ser uma das capitais brasileiras referência em políticas públicas para a primeira infância. A programação contemplou visitas a equipamentos como unidades do Compaz, creches e Praças da Infância, além do Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR) e o programa Mãe Coruja Recife, coordenado pela Secretaria de Saúde.
Vale ressaltar que a capital pernambucana foi uma das primeiras cidades brasileiras a ter uma Secretaria Executiva para Primeira Infância, garantido governança e sustentabilidade para esta faixa etária, além de ser uma das primeiras capitais a contar com um Plano Municipal da Primeira Infância.
Além das cidades que compõem a Rede, participaram do evento representantes da idealizadora da Urban95, a Fundação Van Leer, do realizador da iniciativa no Brasil, o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, e dos parceiros técnicos Estúdio +1, Espaço Àra, Alana, Allma, Ateliê Navio, Descobrir Brincando, Lab da Cidade, Coletivo Mãos, Ikone e Coletivo Taboa. O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.
Hoje vai ter festa da semana do neném