Home » Pernambuco » Prefeitura do Recife disponibiliza tecnologia do Parceria para municípios em Congresso da Amupe

Prefeitura do Recife disponibiliza tecnologia do Parceria para municípios em Congresso da Amupe

Programa da capital pernambucana pode ajudar outras cidades do Estado na execução de obras de infraestrutura e contenção de encostas

A prefeitura do Recife participou, nesta segunda-feira (15), da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento,  promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também sediou a 8ª Caravana Federativa de Pernambuco, que traduz a missão dada pelo Presidente Lula de aproximar o Governo Federal dos municípios e estados. Durante o encontro, o prefeito João Campos ressaltou a importância do diálogo entre os municípios e disponibilizou, por meio da Amupe, a tecnologia do premiado programa Parceria para as prefeituras de Pernambuco.

“Estamos dialogando com a Amupe para usar o programa Parceria, que foi recentemente premiado pela Onu Habitat, como uma solução para que os outros municípios pernambucanos possam fazer obras de alto impacto, mas de baixa complexidade e custo. A Prefeitura do Recife está à disposição para esse diálogo e também quero ressaltar a gratidão pelo Governo do Presidente Lula. Diferente do anterior, o atual presidente respeita e escuta todos os municípios, independente do tamanho, população, ou receita. O tema do congresso, então, é muito preciso, já que nós, como representantes diretos dos municípios e como plataformas de serviço, devemos oferecer excelência aos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

Com o programa Parceria, a Prefeitura do Recife recebeu o prêmio Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A premiação é considerada a mais importante do mundo em habitação sustentável. Através da Defesa Civil do Recife, o projeto fornece material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Desde 2021, já foram concluídas 2.914 obras e outras 301 estão em andamento atualmente.

“Esse momento do Congresso é o ápice do municipalismo. Através dele, nós preparamos os nossos colegas prefeitos e suas equipes técnicas para fazerem um Pernambuco melhor para todos viverem. Aqui, buscamos de fato trabalhar de forma transversal em todas as políticas públicas, passando por captação de recursos e focando em nossas causas municipalistas” disse Marcelo Gouveia, presidente da Amupe.

Em sua 7ª edição, o Congresso Pernambucano de Municípios destaca a diversidade e qualidade das práticas municipais. O tema deste ano é: “Rumo à Excelência na Gestão Pública”, inspirando uma série de atividades centradas no diálogo, parcerias entre os entes federados e na troca de experiências. O evento segue até a próxima quarta-feira (17). Já a 8ª Caravana Federativa de Pernambuco foca em aproximar o Governo Federal das gestões municipais e estaduais, além de levar o atendimento, informação e cooperação entre os entes. Estiveram presentes na abertura do Congresso, o Presidente da Amupe, Marcelo Gouveia; a Governadora, Raquel Lyra; os deputados federais, Maria Arraes e Pedro Campos; os senadores Tereza Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire e os ministros André de Paula e Luciana Santos, além de diversas outras autoridades.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments