Programa da capital pernambucana pode ajudar outras cidades do Estado na execução de obras de infraestrutura e contenção de encostas
A prefeitura do Recife participou, nesta segunda-feira (15), da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também sediou a 8ª Caravana Federativa de Pernambuco, que traduz a missão dada pelo Presidente Lula de aproximar o Governo Federal dos municípios e estados. Durante o encontro, o prefeito João Campos ressaltou a importância do diálogo entre os municípios e disponibilizou, por meio da Amupe, a tecnologia do premiado programa Parceria para as prefeituras de Pernambuco.
“Estamos dialogando com a Amupe para usar o programa Parceria, que foi recentemente premiado pela Onu Habitat, como uma solução para que os outros municípios pernambucanos possam fazer obras de alto impacto, mas de baixa complexidade e custo. A Prefeitura do Recife está à disposição para esse diálogo e também quero ressaltar a gratidão pelo Governo do Presidente Lula. Diferente do anterior, o atual presidente respeita e escuta todos os municípios, independente do tamanho, população, ou receita. O tema do congresso, então, é muito preciso, já que nós, como representantes diretos dos municípios e como plataformas de serviço, devemos oferecer excelência aos cidadãos”, ressaltou o prefeito.
Com o programa Parceria, a Prefeitura do Recife recebeu o prêmio Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A premiação é considerada a mais importante do mundo em habitação sustentável. Através da Defesa Civil do Recife, o projeto fornece material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Desde 2021, já foram concluídas 2.914 obras e outras 301 estão em andamento atualmente.
“Esse momento do Congresso é o ápice do municipalismo. Através dele, nós preparamos os nossos colegas prefeitos e suas equipes técnicas para fazerem um Pernambuco melhor para todos viverem. Aqui, buscamos de fato trabalhar de forma transversal em todas as políticas públicas, passando por captação de recursos e focando em nossas causas municipalistas” disse Marcelo Gouveia, presidente da Amupe.
Em sua 7ª edição, o Congresso Pernambucano de Municípios destaca a diversidade e qualidade das práticas municipais. O tema deste ano é: “Rumo à Excelência na Gestão Pública”, inspirando uma série de atividades centradas no diálogo, parcerias entre os entes federados e na troca de experiências. O evento segue até a próxima quarta-feira (17). Já a 8ª Caravana Federativa de Pernambuco foca em aproximar o Governo Federal das gestões municipais e estaduais, além de levar o atendimento, informação e cooperação entre os entes. Estiveram presentes na abertura do Congresso, o Presidente da Amupe, Marcelo Gouveia; a Governadora, Raquel Lyra; os deputados federais, Maria Arraes e Pedro Campos; os senadores Tereza Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire e os ministros André de Paula e Luciana Santos, além de diversas outras autoridades.
Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife