Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo
O governo federal exonerou Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que ocupava o cargo de secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. A portaria com a exoneração foi publicada na madrugada desta terça-feira (19).
Helvécio foi citado em uma reportagem do Fantástico que mostrou a precariedade de atendimento na rede de hospitais federais do Rio de Janeiro, além do envolvimento de apadrinhados políticos em denúncias sobre ineficiência, negligência e corrupção.
Segundo a reportagem, a dona de uma empresa participou de uma reunião em um hospital da Zona Norte do Rio e declarou que havia sido enviada por Helvécio para fazer um estudo sobre o status de conservação da instituição, mesmo sem ocupar cargo público. Leia os detalhes mais abaixo.
O secretário exonerado é médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele já esteve à frente das secretarias de Saúde e de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte e foi secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Helvécio também já presidiu do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e fez parte da equipe da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde entre 2011 e 2014.
Além de Helvécio, o governo também exonerou o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Telles.