Home » Pajeú » Homenagens ao poeta e ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias

Homenagens ao poeta e ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias

O velório do poeta Sebastião Dias acontecerá no Centro Lítero Cultural Poeta José de Mariano, situado na Rua Amâncio Siqueira, nº 08, centro de Tabira. O sepultamento está previsto para às 16 horas desta segunda-feira, 04 de dezembro, no cemitério Parque da Saudade, logo após as homenagens póstumas na Sede do Poder Executivo e na Câmara Municipal de Vereadores.

Confira as homenagens

Em nome de todos os que fazem a gestão municipal de Afogados da Ingazeira vimos externar o nosso profundo pesar pelo falecimento do poeta Sebastião Dias, um dos grandes nomes da cantoria e um dos melhores em sua expressividade poética.

Sebastião teve sua trajetória intimamente ligada a Afogados da Ingazeira, tendo, durante muito tempo, apresentado o “Encontro com a poesia”, na querida Rádio Pajeú, ao lado do também inesquecível poeta João Paraibano.

Que Deus conforte os familiares e amigos nesse momento de dor pela perda irreparável. Hoje a cultura nordestina perde um dos seus grandes baluartes. Mas Sebastião Dias será eterno, imortalizado através do seu talento e de sua arte. Partiu o homem, ficará o legado.

Prefeito Sandrinho Palmeira

Um legado na cultura e politica do Pajeú

José Patriota expressou pesar pela partida do poeta, músico e político Sebastião Dias neste domingo (3). O deputado estadual enalteceu a história política e de vida de Sebastião no Pajeú Pernambucano, especialmente em sua defesa incansável da cultura sertaneja nordestina.

“Convivi com Sebastião Dias como amigo, político, por laços familiares e, claro, como poeta. Admirei todas essas facetas. Perco todas elas. Mas a fé orienta a agradecer por todas essas dádivas. E assim o faço, somando-me à família na certeza de que nosso Tião completou mais uma etapa. Deus é por ele e por nós”, declarou Patriota.

Nascido em Ouro Branco, no Seridó do Rio Grande do Norte, Sebastião chegou ao Pajeú na década de 70. Destacou-se como um dos maiores repentistas de sua geração, além de violonista e compositor, com canções gravadas por Santana, Fagner e diversos artistas nacionais. Na política, foi vereador, secretário de cultura e prefeito de Tabira, sendo o único reeleito na história do município.

Deputado estadual José Patriota

É com muita tristeza que recebo a notícia da precoce morte do nosso poeta pernambucano, Sebastião Dias. Sua arte vai permanecer para sempre em nossos corações. Transmito meus sentimentos a toda família e amigos neste momento tão difícil para cultura pernambucana.

Deputado Federal Waldemar Oliveira

Allan e familiares vocês perdem um grande exemplo de homem e artista. A cultura pernambucana está menor. E nós, os amigos desse grande poeta Sebastião Dias, ficamos sem um grande amigo e um artista talentoso. Deus conforme seus familiares e acolha o poeta no que lhe pode oferecer de melhor.

Milton Oliveira – Advogado e escritor

O vereador Adriano Santos (PSD), de João Alfredo, ao tomar conhecimento do falecimento do ex-prefeito e poeta Sebastião Dias, de Tabira-PE, relatou o seu encontro com o mesmo: ” Em 2010, tive a oportunidade de participar de um congresso em Brasília, onde conheci o então vereador e poeta Sebastião Dias. Durante uma conversa descontraída, ao mencionar que residia em João Alfredo, ele imediatamente mencionou ter um grande amigo na cidade. Curioso, questionei quem seria esse amigo, e por coincidência, ele citou o nome do meu saudoso pai, Luiz de Santo. Isso me trouxe imensa alegria ao saber que Sebastião Dias conhecia meu pai e recordou dos encontros na feira de gado em Tabira, onde meu pai o ajudou significativamente na compra e venda de animais.Fiquei emocionado por saber que meu pai, Luiz de Santo, deixou uma marcante impressão por onde passou, cultivando amizades sinceras.

Durante o congresso em Brasília houve um momento no qual Sebastião Dias se apresentou tocando viola. No decorrer da sua apresentação, ocorrida no dia 25 de Agosto de 2010, que justamente era a data em que meu pai completava ano. Ele pediu que eu ficasse de pé, para que ele pudesse fazer uma homenagem em memória ao meu pai, já falecido. Este momento, sem dúvida, será eternamente lembrado por mim.

Que Deus, coloque sua alma em um bom lugar, lá no céu, onde tenho a certeza de que se encontrará com meu pai, Luiz de Santo. E juntos, relembrarão os momentos vividos na feira de gado em Tabira. Descanse em paz, meu amigo, ex-vereador, ex-prefeito de Tabira e poeta, Sebastião Dias.”

Vereador Adriano Santos (PSD), de João Alfredo

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a toda a população Tabirense.

Zeinha Torres – Prefeito de Iguaracy

Nos solidarizamos com os familiares e amigos do poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Que nesse momento de dor e tristeza, Deus possa confortar vossos corações.

Luciano Torres – Prefeito de Ingazeira

Não há palavras que possam expressar a gratidão que sinto por ter compartilhado momentos inesquecíveis ao lado do ex-prefeito Sebastião Dias. Ao olhar para esta foto, vejo mais que um líder político, vejo alguém que moldou minha trajetória.

Desde a campanha de 2012, testemunhei sua dedicação incansável em entrevistas, debates e caminhadas, marcando-me com sua paixão pela cidade de Tabira. Durante seus oito anos como prefeito, fui honrado por ser seu colaborador na Secretaria de Administração, aprendendo com sua sabedoria e liderança.

Sebastião não foi apenas um líder político; para mim, foi um segundo pai. Ao lado do meu pai de sangue, Neilson, ele desempenhou um papel fundamental na minha formação, especialmente ao me apresentar à política durante as eleições de 2020. Sua confiança e oportunidade foram os alicerces que me permitiram ser quem sou hoje.

Agradeço de coração por tudo, por cada conselho, por cada desafio superado juntos. Sebastião Dias deixou um legado que transcende sua posição política e artística – ele deixou um impacto duradouro em nossas vidas, em Tabira e no Brasil. Descanse em paz, querido líder, e que sua luz continue a guiar-nos. Eu continuo aqui lhe aplaudindo.

Flávio Marques – Advogado e ex-secretário de Administração de Tabira

Com grande pesar, recebemos a notícia da partida do amigo Sebastião Dias. Bastião, como era carinhosamente chamado por nós, deixa um legado para o povo como poeta e como ex-prefeito do município.

Seus repentes e seus feitos seguem vivos na história de Tabira e no coração de cada tabirense.

Todo nosso sentimento à sua esposa Lêda, aos seus filhos Allan, José Ivan e Ana Jacy e a todos os seus familiares e amigos.
Siga em paz, companheiro.

Carlos Veras – Deputado federal

A Prefeitura Municipal de Tabira, em nome da administração pública municipal, vem solidarizar com os familiares do senhor Sebastião Dias Filho, em virtude de seu falecimento, ocorrido hoje.
Sebastião Dias tinha 73 anos, era poeta, repentista, que levou nossa cultura aos quatro cantos do Brasil.

Foi secretário de cultura, vereador por dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012) e prefeito de nosso município de 2013 à 2020. Sebastião Dias deixa viúva, Dona Iêda Melo, e três filhos: Allan, José Ivan e Ana Jacy.

Neste momento de dor, prestamos nossos sentimentos pela perda irreparável, e rogamos a Nossa Senhora dos Remédios que vos conceda forças nesse momento de dor. A Prefeitura de Tabira anuncia que, em virtude da morte do ex-prefeito Sebastião Dias, será decretado ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, bem como luto oficial por três dias em todo o município.

Nicinha Melo – Prefeita 

Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do estimado poeta e ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Sua partida deixa-nos consternados, mas sua poesia e legado político permanecerão vivos em nossas memórias.

Expressamos solidariedade à família neste momento difícil. Que descanse em paz.

Marconi Santana – Prefeito de Flores

Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do tão querido amigo, poeta, e ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias. Seu legado e sua história continuarão vivas, o Pajeú está de luto. Descanse em Paz!

Evandro Valadares – Prefeito de São José do Egito

Partida inesperada do nosso poeta e amigo Sebastião Dias. Vai-se o homem, fica o legado! Que Deus estenda sua mão e permeie sua passagem com muita luz! Minha solidariedade aos familiares, amigos e todos os amantes da poesia!

Jornalista Fernando Morais

 

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários