O prefeito do Recife, João Campos, realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma vistoria no andamento das obras de pavimentação e drenagem da Rua Antônio Cardoso da Fonte, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade. As intervenções vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. O investimento na obra é de R$ 2.165.031,22.
“Estamos fazendo várias intervenções previstas aqui na Imbiribeira. Não é só o calçamento e a drenagem da rua, mas também novas calçadas para mobilidade ativa, para as pessoas poderem caminhar. Essa rua vai ser toda calçada, saneada, drenada, assim como a paralela. São dois sonhos antigos que a gente está realizando de forma conjunta, dentro do programa Rua Tinindo. O que a gente está fazendo hoje aqui, a gente está fazendo na cidade toda. São mais de 150 ruas que a gente vai fazer nesse espaço de seis meses. São demandas muito antigas que a gente mapeou, identificou, e está realizando obra”, afirmou o prefeito João Campos. O gestor foi acompanhado do vereador Mirinho na vistoria aos trabalhos na via.
As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram concluídas 26 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 35 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Outras 46 vias já saíram na nova licitação para a implantação de drenagem e pavimentação, totalizando 107 vias licitadas.
A Rua Antônio Cardoso da Fonte está recebendo pavimentação em asfalto em toda a extensão de 636,50 metros (ou uma área de 3.871,72 m²). A drenagem receberá 703,49 metros de tubulação; 75 caixas coletoras; 1.234,64 metros de meio fio; e 2.996,46 m² de passeios públicos. O serviço teve início no dia 1º deste mês e deverá durar quatro meses.
O pedreiro Everaldo Alberto, 31 anos, morador do bairro há dez anos, agradeceu a oportunidade de emprego gerada pelas obras. Ele estava há cinco anos sem trabalho. “A gente teve mais oportunidade de emprego com as obras aqui por perto. Cada dia de emprego que se ganha é melhor pra gente. Ainda dá pra aproveitar a oportunidade e indicar os parentes e vizinhos para trabalhar junto”, comemora. Já o técnico de telecomunicações aposentado, Antônio Ramos, tem 77 anos e é morador da região há 25. Ele avalia que os trabalhos na via vão ajudar muito no deslocamento, especialmente das pessoas idosas. “Já deixei de sair pra resolver alguma coisa, principalmente problemas de saúde, por causa da chuva e dos alagamentos que vem na sequência”, relata. A aposentada Ivanise Pereira, de 86 anos, moradora da rua há 28, também comemorou o andamento das intervenções. “Estou sem receber meus filhos há dois meses porque não estavam conseguindo entrar com o carro nessa rua. Todo mundo está muito feliz por acontecer essa obra”, disse.