A secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Éllen Viégas, acompanha programação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávero, em visita ao Vale do São Francisco de Pernambuco da Bahia, nesta sexta-feira (15) e sábado (16). A primeira agenda foi no Encontro dos Médios e Pequenos Produtores e Criadores do Vale São Francisco, em Casa Nova, na Bahia.
A programação seguiu com visita à Vinícola Miolo, no Vale do São Francisco, uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinho fino, onde o ministro conheceu todo o processo de fabricação do vinho Terra Nova, com a recepção do diretor , Eurico Venedetti. O vinhedo conta com uma área cultivada de 200 hectares, com produção 7 milhões de litros/ano, sendo 3,5 milhões de litros para espumante e vinhos e a mesma quantidade para destilar. Hoje a Terra Nova conta com 170 colaboradores. Em 2008, aconteceu a inauguração do complexo enoturístico semelhante ao existente hoje no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
A Secretária Ellem Viégas ainda acompanhou a visita à Grand Valle Agrícola, empresa fundada em 1988 dedicada a cultivar, fabricar e fornecer frutas frescas e produtos naturais, com a recepção do proprietário da Grand Valle Agrícola, Gilberto Secchie à Visita à Fazenda Labrunier, empresa que está há mais de 30 anos no Brasil com uva de mesa, sendo 1.000 ha de produção, com mais de 18 variedades geneticamente modificadas, sendo a maior produtora e exportadora do país, atingindo 37 países em comercialização. “Conhecer toda essa cadeia produtiva do Vale do São Francisco dará ao ministro a real dimensão dessa produção que chega a várias parte do país e do mundo”, falou Éllen Viégas, acrescentando que o retrato desse Vale produtor com novas tecnologias, além de ouvir os produtores, pode facilitar o investimento na região.
À tarde ainda teve a visita à Fazenda Labrunier. A empresa está há mais de 30 anos no Brasil com uva de mesa, sendo 1.000 hectares de produção, com mais de 18 variedades geneticamente modificadas, sendo a maior produtora e exportadora do país, atingindo 37 países em comercialização. No pico da safra emprega 4.500 pessoas, sendo a segunda maior empregadora de toda região do Vale do São Francisco. O ministro destacou o desenvolvimento da região. “Aqui, se vê uma região tão inospita transformar as condições em riqueza”, salientou.
A programação da sexta-feira foi encerrada com encontro de produtores e exportadores do Vale do São Francisco. Neste sábado a Secretária Ellen Viégas acompanha o segundo dia do ministro Carlos Fávero no Vale, com visita à Embrapa Semiárido, aos campos experimentais de fruticultura e aos projetos irrigados Pontal Norte e Sul, terminando sua agenda na região com presença na festa dos produtores do Projeto Maria Tereza.