Home » Afogados da Ingazeira » Primeira Conferência Livre para a Cultura promove reunião nesta segunda, 25/9, em Afogados da Ingazeira

Primeira Conferência Livre para a Cultura promove reunião nesta segunda, 25/9, em Afogados da Ingazeira

Pautas como investimentos federais através de projetos culturais, formação continuada para acessar editais públicos e transparência nos investimentos em festas e eventos culturais serão assuntos discutidos pelo colegiado; reunião é aberta para todos os interessados

Sob o slogan de “A Cultura voltou!”, o Ministério da Cultura foi recriado em janeiro de 2023, no o governo Lula 3, e desde então, a agenda de investimentos e políticas culturais nacionais e de editais de fomento tem sido intensa: Lei Paulo Gustavo, Editais Funarte e orçamento de R$ 10 bilhões para a cultura somente em 2023 – R$ 10.000.000.000.

É nessa efervescência de trazer os recursos a Afogados da Ingazeira que um grupo de produtores culturais locais está organizando a 1º Conferência Livre do Município de Afogados da Ingazeira para Artistas, Produtores e Técnicos da Cultura: será na segunda, 25/9, a partir das 18h30 na Estação Ferroviária – aberta a todos os públicos.

Será a primeira vez na história do município que os profissionais da cultura se organizam em uma Conferência Livre, para discutir os rumos e a participação da sociedade civil na política cultural de Afogados da Ingazeira. Aproveitando o tema proposto pelo Ministério da Cultura para a Conferência Nacional de Cultura, o encontro independente local propõe a reflexão: “Democracia e Direito a Cultura para quem?”

Estão convidados a participar todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, em seus diversos segmentos artísticos (música, poesia, teatro, literatura, dança, cinema, artes visuais, cultura popular, cultura de matriz africana, entre outros), técnicos e produtores culturais residentes e atuantes no município.

Na programação haverá espaços de escuta dos profissionais e falas sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura; a Conferência Municipal de Cultura e o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo do Município que deve acontecer nas próximas semanas. “É importante que o encontro aconteça na região central da cidade, com a participação do maior número possível de pessoas da cultura, num espaço acessível para todes. A escolha da estação ferroviária, para nós, também é simbólica”, explica o coletivo em comunicado.

PROGRAMAÇÃO:

18h30 – Recepção

19h – Apresentação dos presentes

19h30 – Fala sobre Patrimônio: Democratização dos espaços e preservação da memória

19h35 – Fala sobre Democracia: Aplicabilidade à Cultura (Participação da Sociedade)

19h40 – Fala sobre o PIB da Cultura: O poder real e simbólico

19h45 – Fala sobre Cultura: A quem se destina?

19h50 – Fala sobre Conselho Municipal de Cultura: Por que é importante?

19h55 – Fala sobre Conferência Municipal de Cultura: O que o Minc diz?

20h – A Lei Paulo Gustavo em Afogados: Como acessar?

20h10 – Espaço aberto: Escuta da classe.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários