O prefeito João Campos visitou, no início da manhã desta terça-feira (12), o Hospital Santo Amaro (HSA), que está integrando o 3º mutirão de consultas, exames e cirurgias da Prefeitura do Recife, que foi lançado em agosto deste ano. A força-tarefa da saúde está proporcionando, em um período de 6 meses, a realização de procedimentos em hospitais privados e conveniados para 130 mil pacientes na fila de espera do SUS na capital, a partir de um investimento de R$ 51 milhões. Desde o início, já foram garantidos 28.020 procedimentos em oito hospitais e clínicas, reduzindo a fila de espera em 20%.
“O Hospital Santo Amaro é uma das seis unidades que estão conveniadas ao mutirão de saúde da Prefeitura do Recife. Com o Recife Cuida já conseguimos reduzir mais de 20% de consultas e exames e 27% de procedimentos cirúrgicos. É importante lembrar que são 150 mil procedimentos em seis meses e a gente poder ouvir os depoimentos dos pacientes nos mostra como tudo está funcionando na prática. Nossa prioridade, agora, é a velocidade para atender todos e todas”, disse o prefeito.
Vinculado à Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Santo Amaro está ofertando quase sete mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias, aos pacientes da rede de saúde do Recife. Desde o início do mutirão, já foram realizados cerca de mil procedimentos, entre eles teste ergométrico, ultrassom, ultrassom com doppler, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, biopsia/punção, espirometria e consultas em cirurgia vascular e cirurgia geral.
Líbera Cavalcante da Silva, 60, estava aguardando há um ano para uma consulta vascular, até receber a ligação da Prefeitura do Recife. “Estou desde 2020 esperando e só consegui agora com o mutirão. Muita gente pensa que é só vaidade, mas não é. Varize realmente incomoda, dá muitas dores nas pernas e cansaço, além de que também pode afetar o coração futuramente”, disse ela.
“Com uma ambulatório recém-inaugurado especialmente para o nosso mutirão, o Hospital Santo Amaro está atendendo de forma humanizada e com qualidade nossos pacientes. Queremos agradecer aos seus profissionais e também aos das demais unidades que aderiram a essa iniciativa da Prefeitura do Recife”, destacou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde da capital.
Além do HSA, integram o Mutirão do Recife os hospitais Maria Lucinda, Real Hospital Português, Instituto do Fígado de Pernambuco, Laboratório Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e a Unidade de Pronto Atendimento Especializado do Arruda (UPAE Arruda).
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL– Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza