A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta sexta-feira (29), da entrega do novo Palácio da Cultura, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a ministra, o equipamento ajuda a resgatar a memória da cidade, preservando a identidade local e estimulando a economia da cultura.
“Cultura , além de ser algo que ajuda a alma, que tem reflexão e fala de sentimento, que fala de história e afirma uma identidade, é também uma maneira de dinamizar a geração de emprego e renda”, disse a ministra, na solenidade comandada pelo prefeito do município, Keko do Armazém. “Ao mesmo tempo afirmando a história de cada cidade, essa junção tem um poder muito grande para transformar vidas”, completou a titular do MCTI.
O espaço funciona no Palácio Benvenuto Mira da Silveira, que foi revitalizado e abrigará uma central multiuso voltada para dança, música, artes cênicas, visuais e eventos, celebrando a riqueza cultural do município. Além disso, será a nova sede da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, comandado por Tadeu Anjos.
O prédio conta com salas multifuncionais, biblioteca, estúdio audiovisual, gerência de promoção a cultura, salas de reuniões, entre outros espaços. No passado, o local já abrigou a Câmara de Vereadores e o fórum, alem de ter sido sede do Governo do Estado de Pernambuco em alusão aos 130 anos do município.
Benvenuto Mira da Silveira, que dá nome ao Palácio , foi um importante artesão do município, responsável por construir os móveis do local. Também foi um dos fundadores da Filarmônica 15 de Novembro Cabense, que se apresentou durante o evento.