Na manhã da última quinta-feira (06), o prefeito Sivaldo Albino, ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Abastecimento (SDRMA), Neilton Falcão, realizaram a entrega de quatro novos tratores, adquiridos através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e garantidos por meio de emenda parlamentar do Felipe Carreras. O maquinário irá auxiliar o pequeno produtor rural nos processos de plantio e colheita de suas safras, em serviços como aração, roço e bata, por exemplo.
O titular da pasta, ressalta a importância do reforço na frota já existente no município. “Sem dúvidas, o homem e a mulher do campo irão ter um maior auxílio em suas produções após a chegada destas máquinas. São quatro novos tratores que atenderão as demandas de toda extensão rural. O Governo Municipal já tem se empenhado para que o agricultor minimize os custos no processo de plantio e colheita, garantindo assim, uma maior rentabilidade, bem como, um menor preço para o consumidor final”, enfatiza.
O prefeito Sivaldo Albino fez um breve levantamento das ações já executadas pela gestão para a comunidade rural nos últimos meses. “Já avançamos bastante, mas há muito ainda o que fazer. Muitas destas ações, através de parcerias como esta de Carreras, a quem eu agradeço pelo olhar sensível com o povo de Garanhuns. Criamos o Programa Municipal de Aração, garantindo 5 mil horas máquina somente para o ano de 2023, auxiliando as produções. Garantimos por exemplo, a ampliação do Programa Fomento Rural, onde mais de 200 famílias serão beneficiadas com incentivo de R$ 2.400,00 cada, bem como o aporte de R$ 200 mil através do também Deputado Estadual, Doriel Barros, para ações voltadas ao homem do campo. E faremos muito mais”, destacou.
CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (CMDRS)
Ainda na manhã desta quinta, Albino sancionou a Lei de Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), uma proposição do então vereador Erivan Pita. Com a sanção, o órgão passa a atuar junto às políticas públicas da área rural, bem como de questões ambientais, sendo, por tanto, um órgão fiscalizador das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Abastecimento (SDRMA).
Texto: Allan Gustavo
Fotos: Sérgio Neves/Thomas Ravelly