O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional realizou, na manhã de hoje (13), o acionamento do novo sistema de bombeamento da Estação Elevatória 3, do eixo Norte da Transposição do São Francisco. A iniciativa vai restabelecer o abastecimento de vários reservatórios de água no curso da transposição, que estava prejudicada desde outubro do ano passado por falta de manutenção das bombas.
Acompanhado pelo ministro do MIDR, Waldez Góes e pelo ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, o deputado federal Pedro Campos comemorou o reinício do processo “Com o presidente Lula a transposição voltou a ser bem cuidada. Essa obra, que é tão importante para o povo sertanejo, se realiza quando a água chega na torneira de quem precisa. A retomada da operação de forma integral irá restabelecer as capacidades dos reservatórios, beneficiando o abastecimento de Salgueiro e Serrita, além de outras cidades cearenses “, afirmou.
Com a retomada do bombeamento da EBI3, os reservatórios de Negreiros, Milagres, Jati, Atalho, Canabrava, Porcos, Cipó, Boi I, Boi II, Morros, Boa Vista e Caiçara terão sua capacidade restabelecida. “Mais uma vez o presidente Lula demonstra o seu compromisso com o Nordeste. Essa é, sem dúvidas, uma ação essencial do governo federal para que a transposição do São Francisco possa seguir o seu curso de levar água tratada a todas as pessoas da região”, afirmou.
O parlamentar, que vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, Pedro acompanhou a visita técnica ao reservatório de Negreiros. “Nos próximos dias Negreiros vai recuperar sua capacidade de abastecimento e possibilitar a diminuição do rodízio em Salgueiro e Serrita. Parabéns aos ministros por todo esforço e por todo comprometimento do trabalho para rapidamente conseguir restabelecer esse bombeamento”, afirmou.
Durante o evento, o deputado pontuou sobre os desafios que estão postos para que a obra seja concluída. “Precisamos concluir essa obra e avançar em várias outras, como as Adutoras do Agreste e Negreiros e da revitalização de bacias, para que o desafio da água seja de uma vez por todas superado pelo Nordeste e a segurança hídrica sirva, não apenas para matar a sede, mas para ser a força motriz do desenvolvimento de nossa região”, afirmou.
TRANSPOSIÇÃO – O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é uma obra de R$ 14 bilhões, executada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com objetivo de levar água para regiões secas e semiáridas do Nordeste brasileiro. A Transposição é composta por dois eixos. O Norte tem 260 km de extensão e alcança cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, abrangendo uma população de mais de 7,6 milhões de habitantes. O Leste possui 217 km e atende municípios de Pernambuco e Paraíba, beneficiando cerca de 4,3 milhões de pessoas.